sexta-feira, 24 de julho de 2015

Festival Internacional de Música de Marvão - A partir de hoje até 2 de Agosto



A histórica vila de Marvão prepara-se para receber pela segunda vez o Festival Internacional de Música de Marvão (FIMM). A edição deste ano começa já hoje e termina dia 2 de Agosto. Com o alto patrocínio do Presidente da República e com organização e direcção artística do maestro Christoph Poppen, o FIMM 2015 pretende afirmar o seu estatuto no panorama europeu de música clássica. Para isso contribuem a excepcionalidade dos locais onde decorrerão os concertos e a excelência de repertório e dos artistas convidados.

Para esta edição do Festival Internacional de Música de Marvão estão programados mais de 40 concertos e eventos artísticos em alguns dos mais emblemáticos locais de Marvão. Será possível assistir a concertos ao ar livre no Castelo, na Cidade Romana de Ammaia e em praças da vila e ouvir música sacra em algumas das mais belas igrejas.

O FIMM 2015 inaugura com o "Concerto de Abertura" no pátio do Castelo de Marvão, com a Orquestra Gulbenkian, Clara Jumi Kang e o Maestro Christoph Poppen. Do repertório constam obras de Bruch, Mendelssohn e Vianna da Motta. Considerado um dos mais importantes compositores portugueses do século XX, Vianna da Motta é aliás uma constante ao longo de todo o programa, sendo vários os concertos com obras da sua autoria. 

Num diálogo que se pretende ser além-fronteiras, são também vários os nomes sonantes de outras latitudes que esta edição do FIMM traz a Marvão e que darão corpo a um programa diversificado e multidisciplinar composto por: exposições plásticas, palestras, concertos para crianças, projecções de filmes, concertos de jovens artistas, um jantar musical, um concerto dos estudantes do Conservatório Regional de Portalegre e um concerto de celebração da paz intercultural, composto por membros de países como Portugal, Alemanha, Brasil, Áustria, Irão e Índia.

Para o último dia, também no pátio do Castelo de Marvão, está reservado o "Farewell Concerto" que conta com a Orquestra de Câmara da Colónia, Signum Quartet, Hugo Wolf Quartet, Juliane Banse, Anna-Doris Capitelli, Raphael Christ e Christoph Poppen.