sexta-feira, 31 de julho de 2015

Cosmicomix: A Descoberta do Big Bang


Cosmicomix situa o leitor em 1964. Arno Penzias e Robert Wilson, dois jovens radioastrónomos dos Laboratórios Bell, em Holmdel, Nova Jérsia, encontram-se a aperfeiçoar o funcionamento de uma grande antena quando captam um zumbido de fundo, um ruído omnipresente e misterioso. Começa uma investigação que os levará a rever meio século de história da ciência e culminará numa das descobertas maiores da humanidade. Seguindo as pisadas de outros cientistas, uns mais e outros menos conhecidos, Penzias e Wilson deparam-se com descobertas entusiasmantes.

Desde Einstein e Hubble até ao padre e cientista Lemaître, passando por Gamow e por Hoyle, cada um deles encontrou um fragmento da solução, ainda que até essa data ninguém tenha conseguido perceber toda a abrangência ou todas as implicações do que haviam descoberto.

Por detrás daquele ruído banal escondia-se a resposta à pergunta que a humanidade se colocara desde as suas origens: como e quando nasceu o Universo? Este tema, que interessa a todos, é apresentado neste livro de modo apelativo e, ao mesmo tempo, simples.

Depois do êxito de Logicomix, a Gradiva publica agora uma história da descoberta do Big Bang, provando que a ciência pode servir-se dos quadradinhos para chegar a um espectro mais largo de leitores. Cosmicomix é uma obra de elevado rigor e expressividade.

Sobre os Autores

Amedeo Balbi é astrofísico e investigador da Universidade Tor Vergata, em Roma. Dedica uma parte importante do seu tempo ao ensino e à divulgação científica. Trabalhou em Berkeley, Califórnia, com o Nobel da Física George Smoot, assim como em numerosos laboratórios internacionais, entre eles o Laboratório Fermi (Fermilab) de Chicago e o Laboratório de Propulsão a Jacto de Pasadena. Além disso, participou na missão espacial Planck, da Agência Espacial Europeia. É o autor de La musica del Big Bang (2007) e Seconda stella a destra (2010). Mantém o seu próprio blogue desde 2006, www.keplero.org.

Rossano Piccioni é director de arte, consultor, desenhador gráfico e ilustrador. Ganhou já numerosos prémios no seu país de origem e no estrangeiro. Fundou a Escola Adriática de Banda Desenhada com o objectivo de fomentar, promover e publicar jovens talentos na banda desenhada.