segunda-feira, 27 de julho de 2015

Veterinária da Clínica da Liga Portuguesa dos Direitos do Animal, conta histórias engraçadas sobre as idas dos animais ao veterinário



Foi lançada, pela PSP, a campanha “Maus-tratos a animais são crime”. Célia Palma, veterinária e directora Clínica da Clínica da Liga Portuguesa dos Direitos do Animal é uma acérrima defensora dos direitos dos animais e para deixar o seu contributo na sensibilização deste tema escreveu um livro muito engraçado com histórias hilariantes sobre a ida de animais ao veterinário.

Sou veterinária de animais de companhia, sobretudo de cães e gatos. Mas a porta está aberta para todos os outros. Hamsters, coelhos, porquinhos da Índia, papagaios, canários, tartarugas, ovelhas, furões, ratazanas e até raposas passam pelo meu consultório. E vêm sempre acompanhados dos respectivos tutores. Ambos, mascote e seu amigo humano, preenchem a minha vida, fazem-me rir, chorar e acreditar que o meu pequeno contributo poderá, de alguma forma, mudar o mundo para melhor… O meu dia é pleno de experiências gratificantes, quando consigo salvar animais, apaziguar o seu sofrimento e contribuir para os manter saudáveis. E quando isto acontece sinto-me imensamente feliz. Mas também me deparo com histórias insólitas, simplesmente divertidas ou hilariantes, que aliviam a tensão inerente a uma profissão naturalmente desgastante:
. Uma operação a um furão que infestou o consultório, durante dias, com um cheiro pestilento.
. Uma cadela supostamente em trabalho de parto e que acabou por «dar à luz» apenas gases.
. O estranho pedido do dono de uma cadela que, depois de eu destartarizar a sua mascote, me pediu para lhe fazer o mesmo.
. Uma pergunta chocante, colocada depois de tratar durante imenso tempo uma ferida grave na perna de uma ovelha: «Agora, quanto tempo é que tenho de esperar até a carne poder ser consumida? É que a Páscoa está a chegar e tinha pensado vendê la para o talho!»
. Uma ratazana atropelada, transportada numa caixa de sapatos.
Estas são algumas das histórias que a veterinária Célia Palma nos conta neste livro recheado de humor, emoções, alegrias, tristezas e que nos apresenta o mundo dos animais e seus tutores, na sua verdadeira essência.

Sobre a Autora

Célia Palma nasceu a 27 de Junho de 1968, em Setúbal, cidade onde passou toda a infância e adolescência. Desde muito cedo sentiu uma forte empatia por todos os animais, tomando precocemente a decisão de ser veterinária. Durante o Ensino Secundário, destacou-se na área da escrita criativa, recebendo alguns prémios literários. Terminou o curso de Medicina Veterinária, na Universidade Técnica de Lisboa, em 1993, iniciando de imediato a sua carreira profissional. Trabalha, desde 1994, na Liga Portuguesa dos Direitos do Animal, na área da medicina e cirurgia de animais de companhia. É casada com um colega de profissão, mãe de duas filhas, de 16 e 6 anos. Actualmente é tutora de 4 gatos, 1 cão, 1 cabra anã e 3 tartarugas, mas no passado, porquinhos da India, coelhos e até um bode fizeram parte do seu agregado familiar.