quinta-feira, 30 de julho de 2015

Caixa Alfama 2015


Depois dos Santos Populares no passado mês de Junho a próxima grande Festa do Bairro de Alfama já vem a caminho. Para isso, novos nomes se vão juntando à lista dos artistas que vão prestigiar mais a edição do Caixa Alfama 2015: Cuca Roseta, Gonçalo Salgueiro e José Gonçalez.


Cuca Roseta é já uma certeza mais que reconhecida do Fado. Apesar de pertencer a uma geração recente, o seu reportório e a imensidão de concertos que vai dando pelo mundo, fazem da artista um nome sólido e indiscutível. Em 2014 apresentou “Raiz”, com a produção de Gustavo Santaolalla. Este ano tem trabalho novo produzido por Nelson Motta, gigante que trabalhou com nomes como Elis Regina, Marisa Monte ou Daniela Mercury. Nesta viagem transatlântica chamada “Riû”, contam-se originais de, entre outros, Jorge Palma, Sara Tavares, Bryan Adams, Júlio Resende e Djavan, com quem canta dois duetos. Um disco que faz um enlace por géneros que vão do fado à MPB. É com este novo registo que regressa ao Caixa Alfama.

Gonçalo Salgueiro é um multifacetado artista. Músico, ator e produtor, participou em espectáculos musicais e em algumas das mais conhecidas produções de Filipe La Féria. Foi precisamente em “Amália” que a sua voz começou a merecer reconhecimento. Tem um registo muito particular, quase angelical. Com a renomada soprano internacional Elena Mosuc juntou Fado, Ópera e Musical, na produção “OPERFADO”. Regressa ao Caixa Alfama para encantar.

Está perto das três décadas de carreira. José Gonçalez é um dos nomes mais conhecidos e profícuos do Fado. Aos 18 anos estreou-se com “Fado Lusitano” e daí para cá, sublinha-se o encontro com Frei Hermano da Câmara com quem partilhou muitas noites de Fado no espectáculo “Jesus Cristo Anda na Rua”. Já este ano, e que com certeza terá lugar de destaque no Caixa Alfama, apresenta o seu mais recente trabalho, “Até Deus Gosta de Fado”.