quinta-feira, 30 de julho de 2015

Estreias de cinema de 30 de Julho de 2015

Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



O Pátio das Cantigas

Em 1942, o cinema português ganhava uma das suas mais emblemáticas obras: "O Pátio das Cantigas", uma comédia realizada por Francisco Ribeiro e interpretada por nomes como Vasco Santana, António Silva ou Laura Alves. Em 2015, ganha novas referências. Os diálogos e jogos de equívocos continuam a gravitar sobre os sonhos, alegrias, aventuras, amores e desamores de um conjunto de personagens de um típico bairro lisboeta, mas transformaram-se para o século XXI. A provocação de Narciso ao merceeiro, por exemplo, passa a ser "Ó Evaristo, não percebes nada disto!".
Assinado por Leonel Vieira ("Zona J", "A Selva", "Arte de Roubar", "Um Tiro no Escuro"), um "remake" de um dos filmes dos chamados "anos d'ouro" da produção cinematográfica nacional. É o primeiro de uma trilogia de "Novos Clássicos", que se completa com "O Leão da Estrela", também dirigido por Vieira, e "A Canção de Lisboa", por Pedro Varela. Esta nova versão de "O Pátio das Cantigas" conta com interpretações de Miguel Guilherme, César Mourão, Dânia Neto, Sara Matos, Rui Unas, Manuel Marques e José Pedro Vasconcelos, entre outros.



Predestinado

Esta é a história de um agente temporal, alguém que dá "saltos" entre o passado, o presente o futuro para combater o crime. Este agente, outrora desfigurado ao tentar impedir um ataque bombista, tem agora em mãos a derradeira missão de salvar vidas apanhando um criminoso que, de alguma forma, sempre lhe conseguiu fugir. A tarefa não se revelará fácil, até porque as constantes movimentações temporais vão expor – ou provocar – toda uma teia de relações de causa-efeito. As personagens com que o agente se cruza revelarão factos sobre si próprio que demonstrarão o quanto, afinal, o passado é inevitável...
Um "thriller" de enredo labiríntico, sobre mistério, vingança e viagens no tempo, com realização de Martin e Peter Spierig ("O Último Vampiro"). Os irmãos australianos também assinam o argumento, tomando como inspiração o conto "All You Zombies", do norte-americano Robert Anson Heinlein, guru da escrita de ficção científica e referência literária do conceito de paradoxo da predestinação, que leva ao limite. Ethan Hawke, Sarah Snook e Noah Taylor asseguram os papéis principais.



Pixels

Quando, em 1982, a NASA enviou para o espaço uma "cápsula do tempo" contendo informações sobre a vida terrestre, ninguém poderia imaginar o tipo de impressão que causaria numa certa raça alienígena… Ao invés de tomar por referências culturais as imagens de videojogos clássicos como "Pac-Man", "Donkey Kong" ou "Centipede", encarou-as como uma declaração de guerra. Três décadas depois, a Terra sofre os efeitos do mal-entendido: uma série de ataques concebidos pelos extraterrestres com base nos modelos desses jogos, em que gigantescos seres feitos de pixéis transformam tudo o que encontram pelo caminho em matéria semelhante à sua. Só há uma solução: chamar os especialistas, ou seja, os "nerds" que, ainda hoje, vivem a suspirar nostalgicamente pelos tempos em que eram gurus das salas de jogos. Sam (Adam Sandler) será o líder da equipa. Armados do conhecimento que trazem dos anos 1980, da mais recente tecnologia e de um sentido de humor a toda a prova, estes heróis improváveis vão ter de jogar a sério para passar de nível – ou melhor, salvar o planeta.
Uma comédia de acção e ficção científica cruzada com o formato de filme-catástrofe. A longa-metragem, dirigida por Chris Columbus ("Sozinho em Casa", "Papá para Sempre", "O Homem Bicentenário", "Harry Potter e a Pedra Filosofal", "Harry Potter e a Câmara dos Segredos"), baseia-se na curta de animação realizada, em 2010, por Patrick Jean. Além de Adam Sandler, o elenco inclui Kevin James, Josh Gad, Peter Dinklage e Michelle Monaghan.