quinta-feira, 23 de julho de 2015

Pedro Costa comes to town…


“Pedro Costa comes to town…”, é assim que começa uma notícia da edição de 17 de Julho do Wall Street Journal sobre a Retrospectiva Integral da obra de Pedro Costa, na Film Society of Lincoln Center e que antecede de uma semana a estreia nos cinemas comerciais de Cavalo Dinheiro nos EUA. 

“Os seus filmes são impressionantes na forma como combinam o trabalho da luz, da sombra e da composição, de um velho mestre, com um rigor antropológico. Os actores são frequentemente habitantes de quem ele se tornou amigo e com quem colaborou ao longo dos anos: imigrantes de Cabo Verde cujas vidas falam do legado do colonialismo. Se isso soa a algo de académico, os filmes em si são hipnóticos e cheios de alma. O senhor Costa estará presente em várias sessões.” 

Para além das oito longas-metragens de Pedro Costa, o cineasta leva a Nova Iorque também uma escolha de filmes portugueses (Verdes Anos de Paulo Rocha, Trás-os-Montes de António Reis), de Jean-Marie Straub e Danièle Huillet (Não Reconciliados / Nicht Versohnt) e americanos (The Fearmakers de Jacques Tourneur e Land of the Pharaohs de Howard Hawks), sob o título comum “Let Us Now Praise Famous Men”… (título que remete para o livro do escritor James Agee com o fotógrafo Walker Evans).