terça-feira, 28 de julho de 2015

FIDELIDADE CHIADO8 - ARTE CONTEMPORÂNEA inaugura segunda exposição do ciclo da Coleção António Cachola



Já está patente ao publico a segunda exposição de um ciclo de oito mostras da Colecção António Cachola no Chiado 8 - Espaço Fidelidade Arte Contemporânea, com uma selecção de obras de Ângela Ferreira e Fernanda Fragateiro.

Comissariado por Delfim Sardo, o ciclo assinala o arranque de um programa alargado de itinerâncias do MACE - Museu de Arte Contemporânea Elvas, que culminará em 2017, ano em que o espaço que acolhe em permanência a Colecção António Cachola, celebra o seu décimo aniversário.
Este segundo momento da apresentação da Colecção António Cachola no espaço Chiado 8 confronta obras de duas artistas maiores da contemporaneidade portuguesa: Fernanda Fragateiro e Ângela Ferreira. Em ambos os casos, a ligação à arquitectura, à memória crítica do modernismo e a atenção ao eco político do processo estético definem formas complexas e poéticas de entender a relação da arte com o espectador.

A inauguração da exposição contará com a presença das artistas Fernanda Fragateiro e Ângela Ferreira, do coleccionador António Cachola e do curador Delfim Sardo. Os convidados terão oportunidade de conhecer em pormenor e em primeira mão cada um dos trabalhos expostos, bem como o conceito curatorial da mostra e a ambição que orienta todo este ciclo expositivo, dedicado à celebração do MACE e da Colecção António Cachola.
A exposição de Ângela Ferreira e Fernanda Fragateiro estará patente até 30 de Outubro, poderá ser visitada de segunda a sexta-feira das 12h às 20h, com entrada livre.

Sobre a Colecção António Cachola

A Colecção António Cachola, em depósito no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, é uma das mais significativas colecções de arte contemporânea portuguesa. A representação que António Cachola (num determinado momento com a colaboração do crítico e curador João Pinharanda) concebeu, possui uma paisagem de fundo - a arte que, em Portugal, foi sendo criada pelos artistas que desenvolveram o seu percurso a partir da década de oitenta do século passado, ou que a partir deste arco temporal definiram a sua presença. O início das aquisições, nos primeiros anos da década seguinte de 1990, são reveladores da observação de proximidade de obras e percursos artísticos de que a colecção é testemunho e a revelar critérios apurados de escolha.
A colecção, que continua em aberto, é composta por obras nos suportes e técnicas mais diversos, espelhando a multiplicidade das práticas artísticas contemporâneas.

Sobre o Ciclo de Exposições Colecção António Cachola no Chiado 8

O ciclo resulta de um protocolo entre a Companhia de Seguros Fidelidade e o MACE, que compreende a apresentação, entre 2015 e 2017, de oito exposições da Colecção António Cachola, com curadoria de Delfim Sardo. As exposições, serão individuais, como é o caso da anterior mostra de João Onofre, ou de confronto e diálogo entre obras e artistas – como é o caso presente--, procurando reflectir novas visões sobre a colecção, constituindo também uma forma de observação da arte produzida por artistas portugueses contemporâneos.