sexta-feira, 17 de julho de 2015

Caixa Alfama - Júlio Resende "Com que Voz"


Mais convidados e surpresas se anunciam para a 3ª edição do Caixa Alfama: Júlio Resende irá apresentar o espectáculo muito especial e único “Com Que Voz” com Fadistas convidados para cantarem os temas do disco “Amália por Júlio Resende”. Para além deste, anunciam-se também os intérpretes que constituirão o cartaz do Museu do Fado: No Restaurante, aos já anunciados, Luísa Rocha e Os Marialva juntam-se António Rocha e Ana Sofia Varela. No Auditório, a Diogo Rocha e Ângelo Freire juntam-se Miguel Ramos e Luís Guerreiro.

Depois de em 2001 deixar o Algarve, Júlio Resende ruma a Lisboa onde, a par da licenciatura em Filosofia, se aventura pelo mais antigo clube de Jazz da Europa - o Hot Clube de Portugal. Participa em Workshops que o levam a trabalhar com os melhores mestres do Hot Clube, da New School for Jazz and Contemporary Music, da Berklee College of Music, e da Bill Evans Academy durante o tempo que passou em Paris na Université de St. Denis – Paris VIII a estudar Jazz. No entanto, aproxima-se com encanto e dedicação ao Fado, arriscando um dueto com Amália, servindo a voz da diva com o seu piano no tema "Medo". E assim, para o seu primeiro álbum de piano solo, decide revisitar o repertório de Amália Rodrigues com o disco “Amália por Júlio Resende”. Circulando pelas melodias sem nunca esquecer o Jazz, a emoção toma conta de cada nota, e no Caixa Alfama muitos dos temas do registo serão cantados por nomes excepcionais do Fado, a anunciar oportunamente.


António Rocha tem mais de seis décadas de carreira. Poeta e Fadista, tem dedicado a sua vida ao Fado, vencendo, desde muito novo, inúmeros galardões - em 2006 é-lhe atribuído o Prémio Amália Rodrigues Carreira Masculina. No final da década de 1960 na companhia de Ema Pedrosa e Armando Marques Ferreira, assina uma rubrica semanal no Clube Radiofónico de Portugal intitulada “Pergunte o que quiser sobre Fado”. Fundador da Associação Portuguesa dos Amigos do Fado, de que é sócio honorário, actualmente integra o Gabinete de Ensaios do Museu do Fado e, além das várias actuações no estrangeiro, canta nas Arcadas do Faia, no Bairro Alto.
Com um reportório discográfico imenso, destaque para os discos  “Tears of Lisbon” gravado com Beatriz da Conceição, sob a direcção do maestro Paul Van Nevel, ou “Silêncio, Ternura e Fado” (Ovação) onde canta poemas de sua autoria, entre eles, “Um hino à vida”, “Procura vã” ou “Olhos esquivos”.

Ana Sofia Varela tem corrido o mundo elevando o Fado a patamares sempre aclamados. Ao longo da carreira foi apadrinhada por gigantes como Carlos Zel e João Braga. Em 2005 foi distinguida com o Prémio Amália Rodrigues para a Melhor Voz Feminina. Em 2006 inicia uma nova etapa da sua carreira, ao fundar com José Peixoto (guitarra clássica), Fernando Júdice (baixo acústico) e Viki (percussão) o grupo Sal. Em 2009 mais um galardão: recebeu o Prémio Amália Rodrigues pelo álbum “Fados de Amor e Pecado”.

Miguel Ramos iniciou a sua carreira como fadista com 14 anos na casa de Fado "Os Ferreiras”, com Fernando Maurício. Em 1994 faz a sua primeira gravação em cassete. Em 1996 concorre a vários concursos de Fado onde obtém em todos o 1º lugar com a “Balada do Sol Errado”. Aos 24 anos foi convidado a integrar o elenco da peça de teatro "Amália" de Filipe La Féria durante 2 anos. Posteriormente foi convidado por Jorge Fernando para fazer parte do CD "100 anos de Fado". Tocou para Fadistas profissionais como Camané, Aldina Duarte, Pedro Moutinho, Lenita Gentil, António Rocha, Anita Guerreiro, Carlos do Carmo, Fernanda Baptista, Ada de Castro, Ana Sofia Varela, Maria da Fé, Maria Amélia Proença entre muitos outros ilustres.

Luís Guerreiro é um dos melhores guitarristas portugueses da actualidade e vem ao Caixa Alfama num registo instrumental. Passou por algumas das principais casas de Fado de Lisboa, incluindo a Adega Machado. Tocou para Fadistas como Maria Amélia Proença ou Celeste Rodrigues. Em Fevereiro de 2003, começa a acompanhar a cantora Mariza. Entre os palcos que já pisou como guitarrista de Mariza, nota para o o Royal Albert Hall em Londres, a Ópera de Sydney, o Grande Auditório do CCB, o Walt Disney Concert Hall em Los Angeles, o Carnegie Hall em Nova Iorque e o MEO Arena. Luís Guerreiro toca em 2012 com a Fadista Carminho.