segunda-feira, 20 de julho de 2015

Armand Travers - O Nosso Homem no Estoril


Acidente ou sabotagem?

Um policial de leitura imparável, onde a verdade se quer escondida!

20 de Julho de 1936. Dois dias depois de começar o «levantamento nacional» contra o governo republicano de Madrid, uma avioneta despenhou-se em Portugal, na Quinta da Marinha. De volta a Espanha, seguia nela José Sanjurjo, o general que iria dirigir o «levantamento». Era fácil juntar suspeitas a tal morte. Mas nem todos queriam que estas se transformassem numa busca da verdade. Pelo contrário!

Para o general Franco, a morte do general Sanjurjo constituía uma grande oportunidade. Acidente ou sabotagem? Procurar a resposta era tudo menos isento de dificuldades.

Em Lisboa, a investigação foi entregue ao inspector Miguel Neves. Sofrendo pressões da PVDE, recebeu instruções para seguir uma «pista comunista». Surgiram as dúvidas, adensou-se a curiosidade. E, por causa disso, foi mais longe do que queria.

Sobre o Autor

A. Travers (1984), nascido no Uruguai, residente na Alemanha, é microbiólogo e estreou-se na ficção com um romance intitulado A Invenção da Gripe. A sua actividade principal tem sido a investigação, relacionada com várias epidemias que nos últimos anos alarmaram a comunidade internacional. Trabalhou principalmente sobre as epidemias da gripe e do ébola, estando actualmente a iniciar um projecto sobre o corona vírus. Nas andanças que tem feito pelo mundo, em busca de seres microscópicos, foi encontrando histórias. Uma dessas andanças trouxe-o a Portugal, onde viveu durante dois anos. Laços familiares, herdados e adquiridos, despertaram o seu interesse por várias histórias portuguesas.