Herança de milénios e testemunho de uma das tradições musicais mais ricas do mundo, a música clássica indiana é fruto de linhagens ininterruptas de mestres e discípulos, onde o improviso convive com a mais rigorosa disciplina formal. O Auditório do Museu do Oriente recebe, no dia 13 de Setembro, às 19.00, o concerto Música Clássica Hindustani | Sitar, Violino e Tabla, a tradição do Norte da Índia, com a participação de quatro intérpretes internacionais: Srinivas Reddy (sitar), Stephen Bull (violino), Rajiv Bhatt (tabla) e Ajit Acharya (tabla).
Com raízes que remontam ao período do Império Mughal e ainda mais recuadas, aos tratados musicais em sânscrito, a música Hindustani é apresentada neste concerto em diálogo vivo, através de ragas tradicionais concebidos para a hora do espectáculo. A selecção de composições será intercalada por momentos de improvisação, num programa que traduz a natureza espiritual e contemplativa desta prática musical.
O quarteto de intérpretes alia experiência académica a carreiras de reconhecimento internacional. Srinivas Reddy, sitarista, tradutor e académico, é bolseiro Fulbright-Nehru no IIT Gandhinagar e autor de traduções de referência da literatura clássica indiana. Stephen Bull, violinista residente em Portugal desde 1995, desenvolve uma trajectória singular entre a música barroca europeia e a música indiana, que resultou na fundação do Grupo Luso Sangeet, que se especializa na utilização de textos de Camões, Pessoa e outros, para levar a música indiana ao público lusófono. Ajit Acharya, intérprete de tabla, alia uma carreira científica ao estudo aprofundado deste instrumento, com destaque para a sua versatilidade e investigação em torno das convergências musicais interculturais. Rajiv Bhatt, igualmente tocador de tabla, combina a sua actividade profissional no ensino e na consultoria com uma longa prática performativa, que se traduzem em convites para atuar em palcos e instituições de todo o mundo.
Integrado na programação paralela da exposição Foto Arte Ganesh, Música Clássica Hindustani | Sitar, Violino e Tabla é uma oportunidade rara de ouvir, em Lisboa, intérpretes que representam a vitalidade e sofisticação da música clássica indiana, num espectáculo que celebra a arte da escuta, improvisação e encontro entre culturas.
Concerto | Música Clássica Hindustani – Sitar, Violino e Tabla
Data: Sábado | 13 Setembro
Hora: 19.00
Local: Auditório do Museu do Oriente
Duração: 75 minutos, sem intervalo
Classificação etária: M/6 anos
Entrada: 20€ (descontos em vigor)