sexta-feira, 7 de julho de 2023

Um guia essencial para aprender a gostar de si, tal como é



Uma Autoestima sem Tamanho é o relato de Carmo Sousa Lara sobre a sua história de vida e como aceitou não só o «feitio exuberante» como o corpo «que destoava». A autora propõe ainda exercícios práticos para mudar mentalidades. Nas livrarias a partir de 13 de julho. 

Desde pequena que Carmo Sousa Lara ouvia que a sua personalidade era «exuberante» e que dava demasiado nas vistas. «Deveria ser uma pessoa discreta, dar pouco nas vistas, ser calma, controlada, quando, na verdade, eu não era nada assim. Fazia barulho, enchia salas, dava gargalhadas rasgadas, tinha ideias malucas, não parava sossegada, era enérgica e muito criativa, queria mais», escreve logo no início de Uma Autoestima sem Tamanho – Eu quero, eu posso, eu consigo, editado pela Contraponto.

Tendo como ponto de partida o corpo, este livro destina-se a todas as mulheres, com as mais diversas idades. Com muitos exercícios práticos, a autora é a amiga que vai acompanhar as leitoras nesta mudança em que, por exemplo, a linguagem tóxica é trocada por elogios e os padrões irrealistas são substituídos por uma relação saudável com o espelho.

O lançamento será no dia 12 de julho na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés, em Lisboa, e com apresentação da psicóloga Tatiana Louro da Bela.

Sobre a Autora

Carmo Sousa Lara nasceu em Lisboa, em 1987, no seio de uma família numerosa. Estudou Fotografia na City of Westminster College, em Londres, e concluiu o mestrado integrado em Educação de Infância. Durante grande parte da sua vida, sofreu por não se encaixar em nenhum padrão, por sentir que não estava à altura das expectativas. Com um historial de compulsão alimentar e de ansiedade, bateu no fundo, até que escolheu gostar mais de si, uma decisão que se consolidou em 2014, quando criou o projeto digital Mu, um espaço onde as mulheres sempre foram as protagonistas. Desenvolveu projetos de empoderamento feminino, criou uma marca de roupa inclusiva, que veste todo o tipo de corpos, tornou-se modelo fotográfico, começou a trabalhar com várias marcas e, acima de tudo, passou a ser um «ombro amigo» para muitas mulheres que querem gostar mais de si mesmas e libertar-se de ideias preconcebidas que não as deixam ser elas próprias e cumprir-se por inteiro. Carmo Sousa Lara é casada e tem dois filhos.