segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Três das melhores histórias de John Grisham



A primeira coleção de ficção curta do mestre do thriller jurídico já chegou para surpreender os leitores.

Velhos Adversários, de John Grisham, é uma coleção de três novelas com cenários, personagens e temas distintos, apresentando uma escrita intrigante.

Uma ótima recomendação para os fãs de John Grisham e também interessante para quem nunca leu nada do autor, dando a possibilidade de conhecermos o seu tipo de enredo e estilo. Histórias envolventes com ritmo acelerado, impossível de parar, sobre um advogado em fuga, um recluso no corredor da morte e dois irmãos rivais.

Desafiando os leitores a imaginarem as situações e personagens e implicando-os na tomada de decisão, Grisham mostra-se exímio na arte das histórias curtas. 

Já disponível nas livrarias.

Sinopse

«Regresso a Casa» leva-nos a Ford County, cenário da melhor ficção de Grisham. Reencontramos Jake Brigance, desta feita longe da sala de audiências – o herói responde ao apelo de um velho amigo, advogado em Clanton, tal qual Jake, mas que três anos antes saiu em grande e à francesa quando pediu o divórcio à mulher, declarou insolvência e abandonou a cidade com o dinheiro de uns clientes. Em «Lua de Morango» conhecemos Cody Wallace, um jovem recluso no corredor da morte e com apenas três horas de vida à sua frente. Os advogados esgotaram todos os recursos, o tribunal ditou a sentença e o governador do estado nega a derradeira hipótese de clemência. Encarcerado há quinze anos, Cody tem um último desejo: poder ver a Lua. Os «Velhos Adversários» são os irmãos Kirk e Rusty Malloy, jovens advogados que herdaram o próspero escritório quando o seu fundador, e pai de ambos, foi posto atrás das grades. Há entre Kirk e Rusty um grande rancor, e o fiasco em que agora se tornou a sociedade de advogados acabará no colo de Diantha Bradshaw – a única sócia em que ambos confiam. Poderá ela salvar os Malloy, ou, pela primeira vez na sua carreira, colocar-se-á a si em primeiro lugar? Um antigo advogado em fuga, um condenado às portas da morte e dois irmãos rivais numa importante sociedade de advogados são os protagonistas de três das melhores histórias que John Grisham já escreveu. Grisham é o mestre do thriller jurídico e na sua primeira coleção de ficção curta até pode ser a lei o que rege as narrativas… mas há sempre espaço para algumas surpresas.

Sobre o Autor

John Grisham nasceu no Arkansas em 1955, e vive atualmente às portas de Charlottesville, na Virginia. Antes de se dedicar à escrita a tempo inteiro, licenciou-se em Direito, exerceu advocacia durante 60 a 70 horas por semana e tornou-se um profundo conhecedor do sistema jurídico americano. Toda a sua obra literária colhe inspiração na sua experiência profissional do passado. Com 47 bestsellers consecutivos, vendas superiores a 300 milhões de exemplares em todo o mundo e traduções em cerca de 50 línguas, Grisham é um autor de classe mundial. A sua enorme popularidade e a qualidade da sua escrita fazem do mestre do thriller jurídico um autor cujas obras literárias são frequentemente alvo de adaptações televisivas e cinematográficas de grande sucesso – HBO está neste momento a desenvolver a adaptação de Tempo de Clemência, com Matthew McConaughey de regresso ao papel de advogado Jake Brigance. 
Grisham foi galardoado, em duas ocasiões, com o Harper Lee Prize for Legal Fiction, e recebeu ainda o Library of Congress Prize for American Fiction. Quando não está a escrever, John Grisham dedica-se a servir, enquanto membro do conselho de administração, no Innocence Project e no Centurion Ministries, duas organizações norte-americanas com a missão de lutar pela absolvição de cidadãos que foram condenados injustamente. Muita da sua ficção explora, aliás, problemas firmemente estabelecidos no sistema judicial criminal dos Estados Unidos.