quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Estreias de cinema de 31 de Agosto de 2023



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



The Equalizer 3: Capítulo Final

Robert McCall, agente especializado que trabalhava para o governo americano e depois começou a lutar pelos oprimidos, vive agora no sul de Itália, longe dos Estados Unidos. Rapidamente faz novos amigos, mas começa a ver que a máfia controla inúmeros aspectos das suas vidas. É então que decide tornar-se, como fazia na sua terra natal, um vigilante que defronta a poderosa organização criminosa. Este é o terceiro filme de acção da saga “The Equalizer”, realizada por Antoine Fuqua, que é uma adaptação livre da série homónima de televisão dos anos 1980 – uma saga que entretanto voltou também ao pequeno ecrã, com Queen Latifah. Conta, como os outros, com Denzel Washington no centro de tudo, à frente de um elenco que inclui Dakota Fanning, David Denman e Eugenio Mastrandrea. 



O Crime é Meu

Na Paris dos anos 1930, uma actriz na mó de baixo fica famosa após ser acusada e ilibada, por auto-defesa, do homicídio de um célebre produtor. Até que um dia questões começam a ser levantadas sobre o caso. É essa a premissa desta comédia sobre crime de François Ozon, com Nadia Tereszkiewicz, Isabelle Huppert, Rebecca Marder, Dany Boon ou Fabrice Luchini. É vagamente baseada na peça “Mon Crime”, de Georges Berr e Louis Verneuil, de 1934, que deu duas adaptações de Hollywood, por Wesley Ruggles e John Berry, nos anos 1930 e 1940. 



Os Super Fixes!

Esta polémica comédia de animação norueguesa viu, por associação a tradições racistas, a sua estreia no Festival de Berlim ser cancelada. Centra-se em Hedvig, uma rapariga de 11 anos que vive numa terra pequena e cuja família é feita de superheróis: a pessoa mais velha de cada geração torna-se a superheroína da terra. É suposto ser Hedvig, depois do seu pai, um robusto viking, só que os superpoderes dela teimam em não aparecer.