quinta-feira, 12 de outubro de 2023

A Bíblia que importa vem da Hungria



Romance de estreia de Péter Nádas, um dos mais importantes escritores da atualidade, pela primeira vez publicado em Portugal.

Publicado originalmente em 1967, A Bíblia é o curto romance de estreia de Péter Nádas, considerado um dos maiores nomes da literatura mundial, traduzido pela primeira vez no nosso país.

Já disponível nas livrarias nacionais.

Sinopse

Budapeste, anos 1950. Uma vila situada na colina da cidade e o seu jardim de inverno constituem o pequeno reino protegido onde Gyuri, filho de altos funcionários do partido, passa dias indolentes na companhia dos avós. À tarde, depois da escola, deambula, lê, espreita os vizinhos, ou simplesmente não faz nada, limita-se a ficar à espera, a ver o que acontece, aguardando pela noite e pela chegada dos seus pais. A entrada ao serviço de uma jovem doméstica vinda do campo irá, porém, perturbar o falso equilíbrio e a tranquilidade do lar, trazendo à superfície crueldades e pulsões ocultas que irão marcar o fim da inocência de Gyuri e da sua família.

Sobre o Autor

Péter Nádas (Budapeste, 1942), romancista, ensaísta e dramaturgo, é considerado um dos mais importantes escritores da actualidade, apontado todos os anos como forte candidato ao Prémio Nobel de Literatura. A sua obra, censurada pelo regime húngaro entre 1969 e 1977, inclui os romances A Bíblia (1967), Egy esaládregény vége [O Fim de um Romance Familiar] (1972), Emlékiratok könye [O Livro das Memórias] (1986), o monumental Párhuzamos történetek [Histórias Paralelas] (2005), em três volumes, e o mais recente Rémtörténetek [Histórias de Horror] (2022). Ao longo da sua carreira, Péter Nádas recebeu vários prémios e distinções, tais como o Prémio de Literatura Europeia do Estado da Áustria, o Prémio Franz Kafka ou o Prémio Würth de Literatura Europeia. Traduzida em todo o mundo, a sua obra encontrava-se inédita em português.