quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Estreias de cinema de 19 de Outubro de 2023



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Assassinos da Lua das Flores

Com argumento de Eric Roth e realização do veterano Martin Scorsese, este “western” tem por base a obra escrita pelo jornalista norte-americano David Grann — também autor de “A Cidade Perdida de Z”, “Crimes Sombrios”, “O Cavalheiro com Arma", e “Prova de Fogo”, todos adaptados ao cinema — que, por sua vez, se inspira num evento real ocorrido nos EUA durante a década de 1920.

Enriquecidos pela descoberta de petróleo nas suas terras (situadas no Oklahoma), os indígenas osage atraem a atenção sobre si e tornam-se as vítimas perfeitas da ganância dos “homens brancos”, dispostos a usar de todos os esquemas para lucrar às suas custas.

Quando uma série de osages são encontrados mortos, o caso é entregue ao BOI (sigla inglesa para “Bureau of Investigation”, a agência mais tarde conhecida por FBI), que envia uma equipa para investigar os crimes. É neste contexto que se desenrola uma improvável história de amor entre o veterano Ernest Burkhart e Mollie Kyle, uma jovem nativa.

Estreado fora de concurso na 76.ª edição do Festival de Cinema de Cannes, este drama com três horas e meia de duração conta com as actuações de Leonardo DiCaprio e Robert De Niro (o primeiro na sua sétima colaboração com Scorsese, o segundo já na 11.ª), que contracenam com Lily Gladstone, Brendan Fraser, John Lithgow, Jesse Plemons, Cara Jade Myers, JaNae Collins, Jillian Dion, William Belleau e Tantoo Cardinal, entre outros. 



Menteur - Mentiroso Compulsivo

Jerome é um mentiroso compulsivo que todos os dias elabora histórias inusitadas para se descartar de responsabilidades, enaltecer o seu ego ou, pura e simplesmente, obter compaixão alheia. Como seria de esperar, vive numa espécie de realidade paralela onde se emaranha nas próprias fantasias e onde já ninguém leva em consideração seja o que for que ele diga.

Até ao dia em que recebe a maior e mais inesperada lição da sua vida: todas as suas invenções se convertem em realidade. O problema é que as mentiras que foi concebendo ao longo do tempo não o implicam apenas a ele, mas a todos os que o rodeiam.

Uma comédia realizada por Olivier Baroux (“América: Cá Vamos Nós”, “O Perfeito Gigolô”) segundo um argumento seu, de Eric K. Boulianne e de Émile Gaudreault. Tarek Boudali, Artus, Pauline Clément, Catherine Hosmalin e Karim Belkhadra dão vida às personagens. 




Perdida Mente

Em "Perdidamente" (2010), Margarida Gil dá-nos o retrato de um homem para quem o mundo deixa repentinamente de fazer sentido. À narrativa fragmentada desse homem (interpretado por José Airosa), cujos estilhaços de memórias passadas contribuem para a confusão geral, corresponderá a estrutura elíptica e fragmentada do filme.