segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Classificação especial para os sistemas de assistência: nota máxima do Euro NCAP para o Mercedes-Benz Classe E e o EQE SUV



Com os novos Classe E e EQE SUV, o Euro NCAP, o organismo independente europeu para a segurança automóvel, premiou não menos de dois veículos Mercedes‑Benz pelo nível de desempenho extremamente elevado dos seus sistemas de assistência. O Mercedes‑Benz E 400 e 4MATIC Limousine (WLTP: consumo de combustível em ciclo combinado: 0.9‑0.6 l/100 km; emissões de CO₂ em ciclo combinado: 20‑14 g/km; consumo de energia elétrica em ciclo combinado: 21.5‑19.2 kWh/100 km) e o EQE 500 4MATIC SUV (WLTP: consumo de energia elétrica em ciclo combinado: 21.9‑18.4 kWh/100 km; emissões de CO₂ em ciclo combinado: 0 g/km) receberam uma classificação geral de “muito bom” na avaliação especial dos sistemas de assistência. Os resultados Euro NCAP mais elevados alcançados até à data nos dois subdomínios de assistência e apoio à segurança foram alcançados pelo EQE Limousine em 2022 com 85 e 100 por cento. Com pontuações de 85 e 99 por cento, respetivamente, o Classe E e o EQE SUV dão agora seguimento a este sucesso.

Na avaliação especial dos sistemas de assistência, o Euro NCAP utiliza o equipamento mais completo a nível de sistemas de assistência, ou seja, o opcional pacote Driving Assistance Plus para o Classe E e o EQE SUV. Em combinação com o equipamento de série, as opções de ambos os veículos incluem os sistemas Active Distance Assist DISTRONIC, Active Speed Limit Assist, Active Traffic Jam Assist, Active Steering Assist, Active Lane Change Assist, Active Emergency Stop Assist, Active Brake Assist, Evasive Steering Assist, Active Lane Keeping Assist, Active Blind Spot Assist, ATTENTION ASSIST, função de arranque em cruzamentos e o pacote Parking com câmara de marcha-atrás, bem como o PRE-SAFE® PLUS e o PRE-SAFE® Impulse Side.



Como princípio, a Mercedes‑Benz não faz distinção entre os diferentes tipos de cadeias cinemáticas quando se trata dos seus elevados padrões de segurança. A empresa demonstrou-o recentemente com o primeiro teste de colisão público do mundo de dois veículos totalmente elétricos no Centro Tecnológico para a Segurança Automóvel do Grupo em Sindelfingen. Tal como em todos os restantes veículos Mercedes‑Benz, o EQE SUV é constituído por um habitáculo rígido, com zonas de deformação programadas e modernos sistemas de retenção. Além disso, a Mercedes‑Benz desenvolveu um conceito de proteção de alta tensão de várias fases. O conceito de proteção fornece um elevado nível de segurança durante a condução, bem como durante e após uma colisão.