quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Julia Navarro visita Portugal com novo livro sobre as mulheres que marcaram a nossa História



 «Até ao século XX, a História foi escrita por homens. Isso explica porque é que as mulheres mal aparecem como sujeitos nas histórias da História.»

Sete anos depois da primeira visita a Portugal, Julia Navarro volta ao nosso país de 13 a 15 de outubro e com ela traz o seu novo livro: Uma História Partilhada – Com Eles, sem eles, por eles, contra eles. Com tradução do castelhano de Maria Ferro e nas bancas a 12 de outubro, esta é uma obra especial, sem dúvida o livro mais intimista que Julia Navarro, autora conhecida pelos seus oito romances, já escreveu. «É um relato pessoal, uma viagem através das minhas inquietações e das minhas leituras, do meu encontro com histórias protagonizadas por mulheres, sejam elas reais ou criaturas literárias», descreve.

De Helena de Tróia a Simone de Beauvoir, de Cleópatra a Virginia Woolf, Agatha Christie, Marguerite Duras ou Doris Lessing, até chegar, por exemplo, a Svetlana Alexievich e terminar primeiro com Oriana Fallaci, a grande jornalista italiana, e depois com um capítulo ainda mais pessoal a propósito da sua carreira como jornalista política, Julia Navarro escreve sobre personagens, escritoras, filósofas, cortesãs, cientistas ou freiras com o mesmo encantamento com que descobriu muitas delas através da leitura. Uma história Partilhada é, por isso e também, uma homenagem à leitura que reúne histórias de mulheres extraordinárias, sem cometer o erro que tantos homens cometeram ao longo dos séculos, quando ignoraram o papel desempenhado por muitas destas mulheres, sempre num mundo que lhes era hostil.

Sobre a Autora

Julia Navarro nasceu em Madrid em 1953. Uma das mais reconhecidas autoras espanholas contemporâneas ativou milhões de leitores com os oito romances que publicou até hoje: A Irmandade do Santo Sudário, A Bíblia de Barro, O Sangue dos Inocentes, Dizme Quem Sou, Dispara, Eu já Estou Morto, História de um Canalha, Não Matarás e De Lado Nenhum. Os seus livros são publicados em mais de trinta países e todos eles fazem parte do catálogo da Bertrand Editora, no qual se inscreve agora Uma História Partilhada, o livro mais pessoal de Julia Navarro.