quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Estreias de cinema de 12 de Outubro de 2023



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:


Os Três Mosqueteiros: D'Artagnan

Realizada por Martin Bourboulon, esta aventura de capa e espada adapta, uma vez mais, o mais célebre romance de Alexandre Dumas (1802-1870), que se inspira em personagens reais e segue factos importantes ocorridos em França no século XVII, durante o reinado de Luís XIII (Louis Garrel).

A história segue o corajoso D'Artagnan (François Civil), um jovem que chega a Paris com o objectivo de fazer parte do grupo de mosqueteiros do rei, um corpo de espadachins de elite treinados para proteger a monarquia.

O acaso faz o seu destino cruzar-se com o dos inseparáveis Porthos, Aramis e Athos (Pio Marmaï, Romain Duris e Vincent Cassel, respectivamente), famosos por toda a França pela sua valentia, irreverência e total lealdade à coroa. Juntos, vão ter de enfrentar o implacável Cardeal Richelieu (Eric Ruf), e a sua misteriosa cúmplice, Milady (Eva Green), que têm um plano para destronar o rei e assumir o poder.



57 Segundos

Franklin Fausti (Josh Hutcherson) é autor de um blogue sobre tecnologia. Durante uma entrevista a Anton Burrell (Morgan Freeman), famoso empresário da área, salva-o de um ataque.

Mais tarde, descobre um anel que estava na posse Burrell que tem a bizarra particularidade de fazer o seu utilizador recuar 57 segundos no tempo. Após alguns testes de onde retira algum proveito pessoal, especialmente em termos monetários, Franklin decide usar o anel para algo verdadeiramente importante para si: vingar-se de Sig Thorenson (Greg Germann), o director de uma farmacêutica que lançou um comprimido que causou a morte de milhares de pessoas, incluindo a sua irmã gémea. 

Um “thriller” de ficção científica realizado e escrito por Rusty Cundief, que tem por base o conto "Lucifer", da autoria do inglês E.C. Tubb (1919-2010).



A Sibila

Tal como no romance homónimo em que se inspirou, o filme segue uma narrativa em “flashbacks”, feita por Germa, que se encontra na Casa da Vessada (em Amarante), uma herança deixada pela sua tia Joaquina Augusta. Germa vai relatando a história de vida desta mulher, conhecida como a Sibila, “possuidora de todo o puro enigma do ser humano”, desde a sua infância à velhice.

Produzido por Paulo Branco, esta é a adaptação do mais famoso romance de Agustina Bessa-Luís – também conhecida por “Vale Abraão”, “Dentes de Rato” ou “Fanny Owen” – e resulta de um desafio lançado por Mónica Baldaque, filha da escritora. 

Com o apoio da RTP, das fundações Calouste Gulbenkian e Manuel António da Mota, da Direcção Regional de Cultura do Norte e do Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema, assim como das câmaras municipais do Porto, Caminha, Amarante e Marco de Canaveses, marca a estreia em longa-metragem de Eduardo Brito. O elenco integra os actores Maria João Pinho, Joana Ribeiro, Sandra Faleiro, João Pedro Vaz, Simão Cayatte, Gustavo Sumpta, Ana Padrão e Rita Martin.