quinta-feira, 26 de outubro de 2023

«De Estafeta a CEO» de Rui Bairrada



Rui Bairrada começou a carreira profissional como estafeta do Deutsche Bank. Hoje, é CEO da empresa Doutor Finanças, um projeto que promove a literacia financeira em Portugal. Em De Estafeta a CEO. As decisões que constroem uma liderança, o empresário, que não tem licenciatura e não fala inglês, revisita o seu percurso profissional e oferece dicas para quem quer vingar no mundo do empreendedorismo português. O livro é publicado hoje pela Contraponto. 

A grande aventura que levou à criação da Doutor Finanças começou quando, após doze anos a trabalhar no Deutsche Bank, onde fez um percurso ascendente, Rui Bairrada decidiu deixar a banca e mergulhar no empreendedorismo, criando um negócio na área das finanças empresariais. Em 2014, fundou a Doutor Finanças, uma empresa de sucesso na área da intermediação de crédito que conta atualmente com mais de 200 colaboradores. 

Em De Estafeta a CEO, o empreendedor explica, num discurso fluido e desempoeirado, as decisões mais difíceis que teve de tomar e recorda as conquistas mais importantes da sua carreira. No final de cada capítulo, oferece dicas úteis e apresenta testemunhos dados por aqueles que lhe são mais próximos, como a sua mãe ou diferentes membros da equipa da Doutor Finanças, salientando a importância que os outros têm na construção de uma carreira sólida e bem-sucedida. 

Numa abordagem inovadora da liderança e da gestão dos recursos humanos, Rui Bairrada mostra como as empresas podem promover uma relação saudável, produtiva e inspiradora entre chefias e colaboradores. Olhando para trás, mas com o futuro também em mente, o empreendedor dedica o último capítulo do seu livro à próxima etapa da Doutor Finanças: a sua internacionalização, um desejo expresso por muitos dos seus colaboradores a que o empresário não se opõe.

Sobre o Autor

Rui Barrada começou a sua carreira como estafeta no Deutsche Bank, em 1995, onde fez um percurso ascendente até assumir funções como partnership banking coordinator. Depois de doze anos a trabalhar na banca, decidiu arriscar e trocar o emprego seguro pelo empreendedorismo, criando um negócio próprio na área das finanças pessoais. Em 2014, fundou a Doutor Finanças, uma empresa de intermediação de crédito, que promove a literacia financeira e que tem ajudado milhares de famílias sem custos para as mesmas.

Reconhecido pelo trabalho que tem desenvolvido nesta área profissional, Rui Bairrada quer agora expandir internacionalmente o projeto Doutor Finanças.