terça-feira, 3 de outubro de 2023

Uma história de amor nunca termina



Oliver, Stuart e Gillian estão de volta. Os três vértices do mítico triângulo amoroso criado por Julian Barnes em Amor & C.ª regressam dez anos depois na sequela Amor & Etc., que a Quetzal faz voltar às livrarias a 12 de outubro, com tradução revista por Helena Cardoso.

Amor & Etc. retoma a história atribulada, cómica e errática dos três protagonistas do primeiro livro, que se revezam na narração desta história de amor que nunca termina – com os seus pontos de vista, tiques e tópicos preferidos.

Depois de se divorciar de Gillian, Stuart emigrou para a América, casou-se novamente, abriu um restaurante, transformou-se num «empresário de sucesso», divorciou-se outra vez e regressou a Inglaterra, onde montou – com igual êxito – uma empresa de alimentação biológica. E decide procurar Gillian.

Através de monólogos em que cada personagem conta os seus segredos diretamente ao leitor, Julian Barnes usa todos os ingredientes sofisticados da farsa para criar uma tragicomédia acerca das fragilidades e necessidades humanas, da cultura confessional e da suposta «transparência» nas relações amorosas. Um romance sobre o amor nos tempos modernos: divertido, profundo e absurdo.

Sobre o Autor

Julian Barnes nasceu em Leicester e mudou-se com a família para Londres em 1946. É autor de mais de uma vintena de livros e ganhou, em 2011, o Prémio Man Booker pelo seu romance O Sentido do Fim. Três dos seus romances foram, aliás, finalistas deste prémio, entre eles O Papagaio de Flaubert, também galardoado com os prémios Medicis e Fémina. O seu livro mais recente é Elizabeth Finch, publicado pela Quetzal em 2022. Amor & C.ª, que a Quetzal fez sair em nova edição no início de 2023, é uma prequela de Amor & Etc. e forma com este um importante díptico clássico barnesiano.