terça-feira, 24 de outubro de 2023

Lançamento - "O Segredo de Espinosa" de José Rodrigues dos Santos



Foi no passado sábado que aconteceu a apresentação do mais recente livro de José Rodrigues dos Santos "O Segredo de Espinosa". A apresentação esteve a cargo de João Soares na Sociedade de Geografia de Lisboa.

Inspirando-se na prodigiosa vida do maior filósofo português de sempre, o autor mostra como Bento de Espinosa pôs fim à idade das Trevas e inventou o mundo moderno.

Este livro, que é o 25º romance do autor, vai ser publicado em 13 países em simultâneo: Portugal, Espanha, Brasil, França, Bélgica, Suíça, Argentina, México, Chile, Uruguai, Colômbia, Perú e Canadá. Um lançamento internacional e um feito inédito para um autor português.

Sinopse

Amesterdão, 1640

Um judeu é excomungado na Sinagoga Portuguesa por questionar as Sagradas Escrituras. Uma criança assiste a tudo. O pequeno Bento de Espinosa é considerado o maior prodígio da comunidade portuguesa de Amesterdão, mas o episódio planta nele a semente da dúvida: E se a Bíblia estiver mesmo errada? A suspeita irá lançar Bento na maior busca intelectual de sempre. Quem realmente escreveu os textos sagrados? Qual é a verdade sobre Deus? O que é afinal a natureza? Mas esta é uma busca proibida e depressa o jovem judeu português descobre que terá de pagar um preço terrível pelas suas perguntas. Os rabinos judeus e os pregadores cristãos perseguem-no e acusam-no do pior dos crimes: Heresia

O Segredo de Espinosa é uma aventura extraordinária, onde acompanhamos a vida de Bento de Espinosa, o maior filósofo português, e a sua busca proibida e perigosa por respostas. Estas respostas têm um preço elevado. Acusado de heresia, expulso da Sinagoga Portuguesa em Amesterdão, Bento de Espinosa é perseguido até ao fim dos seus dias.

Sobre o Autor

José Rodrigues dos Santos nasceu em 1964 em Moçambique. É sobretudo conhecido pelo seu trabalho como jornalista, carreira que abraçou em 1981, na Rádio Macau. Trabalhou na BBC, em Londres, de 1987 a 1990, e seguiu para a RTP, onde começou a apresentar o 24 horas. Em 1991 passou para a apresentação do Telejornal e tornou-se colaborador permanente da CNN entre 1993 e 2002.
Doutorado em Ciências da Comunicação, é professor da Universidade Nova de Lisboa e jornalista da RTP, tendo ocupado por duas vezes o cargo de Diretor de Informação da televisão pública. É um dos mais premiados jornalistas portugueses, galardoado com dois prémios do Clube Português de Imprensa e três da CNN, entre outros.

O Segredo de Espinosa é o seu vigésimo quinto romance.