quinta-feira, 19 de outubro de 2023

"Terra Sangrenta", de Timothy Snyder



A Dom Quixote edita na próxima terça-feira, 24 de outubro, a versão actualizada e com um novo epílogo do premiado “Terra Sangrenta - A Europa Entre Hitler e Estaline, do historiador norte-americano Timothy Snyder, considerado “o mais importante livro de História dos últimos anos”, que explica o que aconteceu entre Berlim e Moscovo, territórios onde morreram 14 milhões entre 1933 e 1944. Um livro que obriga o leitor a repensar a História.

O novo epílogo aborda a relevância destes acontecimentos no atual declínio da democracia enquanto analisa uma das maiores tragédias da História Moderna – e como ela se liga ao presente. Bem investigado e fundamentado, esta é uma obra pioneira sobre a motivação e os métodos empregues por Estaline e Hitler e demonstra que os massacres em massa cometidos eram duas faces da mesma moeda. Onde e quando foi registado o maior número de vítimas? Quem foram os perpetradores, e que grupos étnicos e nacionais foram vitimados? Como é que se pode calcular e verificar os números? 

Num período de 12 anos, nestes campos de extermínio – Polónia, costa leste do Báltico, Ucrânia, Bielorrússia e Rússia ocidental – foram mortas em média mais de um milhão de pessoas devido a políticas não relacionadas com a guerra. Com o fim do conflito, as terras sangrentas caíram atrás da Cortina de Ferro, deixando a sua história mergulhada em escuridão. Utilizando a literatura já existente e fontes primárias em todas as línguas relevantes, um dos historiadores mais reputados da atualidade dedica especial atenção às fontes deixadas pelas vítimas: cartas para casa, bilhetes lançados de comboios, diários descobertos com os cadáveres.  

Sobre o Autor

Timothy Snyder é um dos historiadores mais reputados da atualidade e um proeminente intelectual que intervém assiduamente nos debates públicos na Europa e nos Estados Unidos. Especialista na Europa de Leste e na II Guerra Mundial, tem escrito livros premiados sobre estes temas, bem como manifestos políticos e reflexões sobre o aparecimento de líderes autoritários no mundo contemporâneo. A sua obra está traduzida em mais de 40 línguas. É professor na Universidade de Yale e conselheiro da Fortunoff Video Archive for Holocaust Testimonies. É ainda investigador do Institute for Human Sciences de Viena.