quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Mercedes-Benz atinge a liderança mundial do segmento premium em 2016


A Mercedes-Benz apresentou uma vez mais um crescimento de dois dígitos em 2016 tendo, pela primeira vez, comercializado mais de dois milhões de veículos em todo o mundo em apenas um ano (+11.3%). Em 2016, a Mercedes-Benz foi a Marca Premium com o maior número de novos registos de veículos em vários países, como na Alemanha e nos EUA. No ano passado, a Mercedes-AMG estabeleceu um novo recorde de vendas de aproximadamente 100,000 veículos (+44.1%). A smart atingiu igualmente o maior número de vendas de sempre num ano (144,479 unidades, +21%).

A Mercedes-Benz teve o maior sucesso de sempre no ano de 2016. No total, a Marca de Estugarda aumentou as vendas de automóveis em 11.3% e entregou 2,083,888 veículos a clientes em todo o mundo. Isto significa que, além de ter crescido em todo o mundo mais rapidamente do que as marcas concorrentes alemãs, também vendeu o maior número de veículos no segmento premium.

O portfólio atual da Mercedes-Benz, com as submarcas Mercedes-AMG e Mercedes-Maybach, é maior e o mais diverso de sempre. A gama de modelos PLUG-IN HYBRID está em franca expansão com oito modelos, tendo a Mercedes-Benz a gama mais vasta no segmento premium.

O ano de 2016 terminou também com o maior volume de vendas no mês de dezembro, que foi também o 46º mês consecutivo (190,269 unidades, +6.8%), e com o melhor trimestre de sempre (545,967 unidades, +10.2%). A Mercedes-Benz foi a Marca premium que mais comercializou em países como a Alemanha, Itália, Portugal, Japão, Coreia do Sul, Austrália, Taiwan, EUA e Canadá.

Maior volume de vendas de sempre e um crescimento de dois dígitos na Europa 
A Europa foi a região onde foram comercializados o maior número de veículos Mercedes-Benz. Com um crescimento de 12.4%, foi atingido o maior volume de sempre devido às vendas do Classe E e dos modelos SUV. Nos últimos doze meses foram vendidos aproximadamente 900,000 veículos Mercedes-Benz a clientes em toda a Europa. Na Alemanha, um total de 293,209 clientes optaram por um veículo novo da Mercedes-Benz, o que representa um aumento de 7.2% em relação ao ano anterior. Em 2016, a Mercedes-Benz atingiu um forte crescimento nos principais mercados como o Reino Unido (+16.6%), França (+16.7%), Itália (+16.6%), Espanha (+18.2%) e Bélgica (+17.5%).

Região Ásia-Pacífico com forte crescimento
Na região Ásia-Pacífico, a procura por modelos Mercedes-Benz atingiu o maior valor de sempre. No total, foram entregues 734,169 veículos a novos proprietários, um aumento de 19.3%. Em termos de vendas unitárias e crescimento, a China foi mais uma vez o maior mercado individual da Mercedes-Benz: as vendas durante o ano aumentaram para um novo registo de 472,844 unidades (+26.6%). A Mercedes-Benz também apresentou o maior volume de vendas no Japão (+3.5%), Coreia do Sul (+25%), Austrália (+14.8%), Taiwan (+17.4%) e Malásia (+8.6%).

Maior volume de vendas de sempre na região NAFTA 
Na região NAFTA, foram comercializados no último ano aproximadamente 400,000 veículos Mercedes-Benz (+0.6%). Foram entregues 340,237 veículos a clientes nos EUA onde a Mercedes-Benz conseguiu manter o elevado nível de vendas de 2015. No Canadá (+4%) e no México (+34.4%) foram também batidos recordes de vendas. 

Mais de 635,000 veículos comercializados no segmento compacto 
As vendas de veículos compactos da Mercedes-Benz superaram o registo estabelecido no ano anterior em cerca de 9.3%. 636,903 clientes adquiriram novos modelos Classe A, Classe B, CLA, CLA Shooting Brake ou GLA. A procura por veículos compactos foi particularmente forte na China e na Alemanha.

Classe C continua a ser o modelo mais vendido 
Mais uma vez o Classe C foi o modelo mais vendido da Mercedes-Benz em 2016, com aproximadamente 425,000 unidades nas versões Limousine e Station. No último ano, o seu maior mercado foi a China onde a procura foi especialmente forte e onde foi estabelecido um novo recorde para a versão longa, que é produzido exclusivamente para este mercado. 

“Ano de Sucesso do Classe E”
Mais de 250,000 unidades do Classe E Limousine e Station foram comercializadas no último ano (+7.9%). O executivo mais inteligente do mundo está disponível desde abril de 2016. Em setembro, a versão Station foi recebida nos concessionários e a versão longa foi lançada na China. Para 2017 está previsto um aumento das vendas, principalmente devido à total disponibilidade do Classe E Limousine e Station, mas também porque o novo Classe E All-Terrain estará nos concessionários a partir da primavera.


Vendas de mais de 300,000 modelos Classe S da atual geração 
Foram comercializados mais de 300,000 Classe S Limousine desde o lançamento de mercado da atual geração em 2013. O porta-estandarte da Mercedes-Benz também manteve a sua posição como limousine de luxo mais vendida no mundo em 2016. No último ano, a procura pela versão de longa do Classe S foi particularmente forte entre os clientes Chineses. Foi também o primeiro ano da total disponibilidade do Mercedes-Maybach Classe S; mais de 10% de todos os veículos vendidos no segmento do Classe S foram modelos Maybach. 

SUV constituem o segmento mais forte com mais de 700,000 unidades entregues
A ofensiva de modelos SUV da Mercedes-Benz está a dar resultados, como se pode constatar com o aumento das vendas de 34.3% para 706,170 unidades em 2016. Nunca antes foram vendidos tantos modelos Classe GLA, GLC, GLC Coupé, GLE, GLE Coupé, GLS e G. No último ano, o crescimento das vendas do modelo GLC foram particularmente fortes. Graças ao forte crescimento em 2016, a principal referência dos SUV, o Classe G, atingiu um novo registo de vendas com aproximadamente 20,000 unidades vendidas num ano. 

“Ano dos Dream Cars” 
Em 2016 foram comercializados cerca de 140,000 roadsters, cabriolets e coupés em todo o mundo (+10.5%). Tal como nas versões renovadas do SL e SLC, a família de dream cars cresceu com a chegada de novos elementos. O Classe C Cabriolet é o novo modelo de entrada no segmento de modelos cabriolet da Mercedes-Benz, enquanto o Classe S Cabriolet é o primeiro modelo de luxo cabriolet de quatro lugares da Mercedes-Benz desde 1971. 

Classe V: crescimento das vendas de cerca de 50% 
Também no seu segundo ano completo a procura pelo Classe V continuou a um elevado nível. Foram vendidas 46,695 unidades deste veículo multiusos a clientes em todo o mundo, representando um aumento de 48.2% e um novo máximo histórico. Desde a primavera de 2016, o Classe V também tem sido extremamente bem-sucedido na China. O modelo de oito lugares da Mercedes-Benz é produzido localmente para o mercado Chinês. 

Ano record para a Mercedes-AMG
A Mercedes-AMG teve um forte crescimento no ano de 2016 e superou por larga margem as vendas de 2015 com um crescimento de 44.1%. Com 99,235 veículos comercializados, a marca de veículos desportivos da Mercedes-Benz, que em 2017 celebra o seu 50º aniversário, continuou o seu caminho de sucesso. Isto significa que as vendas da Mercedes-AMG mais do que triplicaram nos últimos três anos. A maior ofensiva de modelos na história da AMG ocorreu em 2016: o portfólio de produtos foi alargado com mais de dez novos modelos. Os clientes em todo o mundo foram particularmente atraídos pelos modelos “43” e pelos modelos compactos. Em 2016, os mercados com maiores vendas de modelos AMG foram mais uma vez os EUA, Alemanha e China.

smart atinge o maior volume de vendas de sempre 
Nos últimos doze meses, a Marca smart aumentou as suas vendas em cerca de 21% para 144,479 unidades. Isto significa que as vendas dos modelos smart fortwo e forfour atingiram o maior valor de sempre num ano. Mais uma vez, a Alemanha e Itália foram os maiores mercados do modelo citadino, tendo Portugal assinalado igualmente um registo assinalável com 3034 unidades. No seu terceiro maior mercado, a China, as vendas unitárias dos modelos smart aumentaram cerca de 60% em 2016. Desde março, o novo smart fortwo cabrio está disponível como mais um elemento da família da atual geração de modelos. Com o lançamento das versões elétricas marcada para este ano, a marca smart será o único fabricante de automóveis a disponibilizar a sua gama de modelos com motores de combustão e também em versão puramente elétrica.