quarta-feira, 29 de novembro de 2017

2017 foi mais um ano excecional para os veículos clássicos da Mercedes-Benz


O estudo de mercado realizado pelo Historic Automobile Group International (HAGI) permite observar um elevado crescimento da cotação dos veículos clássicos da Mercedes-Benz. Ao longo dos últimos doze meses, os analistas de mercado calculam que o Mercedes-Benz Classic Index (MBCI) cresceu cerca de 8,7%, uma subida significativa nas condições atuais do mercado. O MBCI é publicado desde 2012 pelo instituto HAGI sedeado em Londres, no Reino Unido. Os veículos clássicos da Mercedes-Benz são artigos e objetos valiosos muito procurados por colecionadores ao longo dos anos. O Mercedes-Benz Classic Index, que é idêntico a um índice acionista, descreve o desempenho de mercado através do controlo dos resultados das operações de compra e venda dos modelos clássicos da marca Mercedes-Benz. De acordo com o último relatório do HAGI, os preços de mercado dos veículos clássicos da Mercedes-Benz continuaram a evidenciar um forte crescimento. Com uma considerável subida de mais de 8,7% ao longo dos últimos doze meses, o desempenho está ao nível do crescimento médio de longo prazo da cotação dos veículos clássicos da Mercedes-Benz (+8,8%).

A perfeita condição dos veículos é um requisito fundamental para os elevados preços de mercado. Considerando a idade dos veículos, é notório que foram restaurados,no entanto, o restauro deverá ter sido realizado com os mais elevados padrões de qualidade. É atribuída uma grande importância ao controlo de todo o trabalho realizado, juntamente com a documentação da condição anterior. Existe um bónus especial atribuído às ações de restauro que utilizem peças originais em linha com os procedimentos originais da Mercedes-Benz, tal como acontece nos Classic Centre em Fellbach na proximidade de Estugarda, em Sintra e em Irvine na Califórnia: um veículo clássico na condição de novo, restaurado de acordo com as especificações originais do fabricante, terá um valor de mercado extremamente elevado.

Após ter atingido um novo máximo de 206.5 pontos em setembro de 2017, o Mercedes-Benz Classic Index MBCI desceu ligeiramente em outubro em linha com as expetativas sazonais (- 3,1% comparativamente ao mês anterior). Mesmo assim, o desempenho em 2017 permanece extremamente positivo: desde o início do ano, o MBCI registou o maior crescimento medido pelo HAGI entre todas as marcas (+7,6%). Extrapolado para doze meses, a subida do MBCI revela a escalada anteriormente mencionada de 8,7%.