terça-feira, 21 de novembro de 2017

Celebração dos 3 anos da classificação do Cante Alentejano


No dia 27 de Novembro celebram-se 3 anos da inscrição do Cante Alentejano na lista do património mundial da humanidade. As vozes que já chegavam ao céu a partir do nosso Alentejo foram reconhecidas como bem universal. É um tempo curto que ainda dista deste dia memorável em Paris mas não será cedo para começar a perceber o impacto que este reconhecimento estará a ter.

Janita Salomé, um dos Homens do Cante, Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Salwa Castelo-Branco, uma das coordenadoras da candidatura, e José Orta, Professor no IPBeja que há muito participa deste mundo do Cante, são os convidados com os quais vamos pensar este processo e traçar ideias para o futuro. 

O Centro UNESCO em Beja, no que toca ao Cante, assume o seu papel de preservação deste património numa base contínua, em estreita relação com os grupos corais, os verdadeiros agentes e guardiães deste património e em diálogo aberto com a comunidade. Esta sessão é mais um passo nesse sentido. Convidamos todos a participar no debate e a escutar os Mineiros de Aljustrel e o Grupo de Cantadores de Beringel. 

Recorde-se ainda que, no dia 26, pelas 18h00, terá lugar no Pax Julia a exibição do filme “Os Cantadores de Paris”, seguido de uma conversa com o realizador Tiago Pereira e uma atuação dos Cantadores do Desassossego. A entrada é livre.