quarta-feira, 22 de novembro de 2017

«Casanova» um retrato honesto da longa e extraordinária vida do génio sedutor


Eternamente associado à reputação de sedutor, o veneziano Casanova é muito mais do que aquilo que a cultura popular fez dele. Nesta nova biografia, «Casanova», Laurence Bergreen apresenta o lado intelectual desta figura história, não deixando de parte as suas conquistas, num relato brilhante da vida, aventuras e percalços do génio sedutor.

Aventureiro e provido de uma curiosidade sem limites, Casanova faz jus ao espírito da cidade que o viu nascer, Veneza, considerada a cidade europeia mais libertina do século XVIII. Os seus pormenorizados e honestos diários, resgatados por Bergreen nesta epopeia, atestam a sua reputação de galã e dão a conhecer a sua mente extraordinária, que se reflete num conjunto de viagens e ideias disruptivas, desde a invenção da lotaria nacional, passando pela amizade e rivalidade com Voltaire, ao plano para europeizar a Rússia.

O talento singular de Laurence Bergreen traz-nos um retrato psicológico informativo e fascinante de uma personalidade central da sociedade ocidental, e apresenta-nos, simultaneamente, um retrato vívido, político e social, de um dos períodos mais entusiasmantes da História. Nas livrarias desde 17 de Novembro.