quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Estreias de cinema de 23 de Novembro de 2017


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Só Para Bravos

No dia 28 de Junho de 2013, um raio dá origem a um incêndio perto da cidade de Yarnell, Arizona (EUA). Com a conjugação de ventos secos e temperaturas elevadas, o fogo rapidamente se alastra por uma enorme extensão de território, ficando fora de controlo. Para o combater, é chamada uma unidade de elite da corporação de bombeiros de Prescott, constituída por 20 elementos. Estes homens são uma espécie de "tropa de choque" cujo treino especial os capacita a responder a situações de perigo extremo. Corajosos e com um grande sentido de dever, cada um deles vai fazer o possível para enfrentar aquela imensidão de chamas e salvar as populações e os seus bens…
Realizado por Joseph Kosinski ("Tron: O Legado", "Esquecido"), segundo um argumento de Ken Nolan e Eric Warren Singer, um filme dramático que se baseia no artigo "No Exit", de Sean Flynn, publicado na revista masculina "GQ", sobre acontecimentos reais. O elenco inclui com Josh Brolin, Miles Teller, Jeff Bridges, Taylor Kitsch, James Badge Dale, Jennifer Connelly, Alex Russell e Ben Hardy.



O Homem do Coração de Ferro

Alemanha, 1942. O poder do III Reich está no auge. Josef Gabcík e Jan Kubiš, dois pára-quedistas checos treinados pela resistência inglesa, são enviados a Praga para executar uma missão ultra-secreta: assassinar Reinhard Heydrich, chefe dos Serviços Secretos das SS e da Gestapo, a quem Hitler chamava "o homem com coração de ferro". Heydrich foi um dos ideólogos da chamada Solução Final, um plano de aniquilação total do povo judeu na Europa, formalizado na Conferência de Wannsee (Berlim), a 20 de Janeiro de 1942. Embora com muitas dificuldades, a missão de Gabcík e Kubiš acabou por ser bem-sucedida. Porém, a morte do oficial causou terríveis danos colaterais, com milhares de pessoas a serem enviadas para os campos da morte devido a represálias dos nazis.
Com realização de Cédric Jimenez, um filme dramático que adapta a obra "HHhH", escrita pelo francês Laurent Binet e que, em 2010, lhe valeu o prémio Goncourt para primeiro romance. Relata a operação Antropóide, cujo atentado levaria à morte, por septicemia, de Reinhard Heydrich, um dos mais importantes e impiedosos líderes nazis. No elenco estão os actores Jason Clarke, Rosamund Pike, Jack O'Connell, Jack Reynor e Mia Wasikowska.



Coco

Desde que se conhece como gente que Miguel, de 12 anos, sonha tornar-se um guitarrista famoso, tal como Ernesto de la Cruz, o seu maior ídolo. Apesar de toda a dedicação e do inegável talento, a sua família desaprova esta sua aspiração e tenta de todos os modos fazê-lo abandonar a música. Até que, no meio de tanta insistência em provar a todos que consegue chegar aonde quiser, Miguel acaba por evocar um encantamento que o leva para o estranho Mundo dos Mortos. Lá, encontra muitos dos seus antepassados, alguns falecidos há mais de um século, que lhes vão revelar um mistério relacionado com a sua história familiar.
Criada pelos estúdios Disney Pixar, uma aventura em animação computorizada, realizada e escrita por Lee Unkrich ("Monstros e Companhia", "À Procura de Nemo","Toy Story" 2 e 3), em parceria com Adrian Molina, que aqui se estreia na realização. O filme inspira-se no tradicional festival do Dia dos Mortos. Celebrado em vários países da América Central e em muitas zonas dos EUA, é uma celebração de origem indígena em honra dos que já partiram, que se comemora no dia 2 de Novembro e que foi declarada Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.