quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Steffen Kampeter em Lisboa para participar no ciclo "Quo Vadis, Europa?"


No segundo debate deste ciclo, que terá lugar no Auditório Cardeal Medeiros, Edifício da Biblioteca João Paulo II da Universidade Católica, participam Steffen Kampeter, ex-Secretário de Estado do Ministério das Finanças alemão de Wolfgang Schäuble e atualmente Diretor Geral da BDA (Bundesvereinigung der Deutschen Arbeitgeberverbände/Associação Federal das Associações de Empregadores Alemães), João Moreira Rato, ex-Presidente da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública e Paulo Trigo Pereira, Presidente da Comissão de Orçamento e Finanças e Modernização Administrativa do Parlamento Português.

A moderação do debate estará a cargo de Leo Wieland, antigo correspondente para Portugal e Espanha da FAZ – Frankfurter Allgemeine Zeitung, um dos grandes jornais diários na Alemanha e Ricardo Ferreira Reis, Professor da Universidade Católica Portuguesa.

A Alemanha destacou-se nos últimos anos por não ter aderido a novo endividamento estatal e assim não apresentar um deficit orçamental. Durante vários anos, Portugal apresentou défices orçamentais elevados que acabariam por levar o país à crise. Ultimamente têm-se verificado enormes progressos no sentido de manter um défice orçamental reduzido, estimando o governo para este ano um défice de apenas 1,5% do PIB. Quais os motivos que levam um país a optar por uma política de poupança e de disciplina financeira? Quais as razões, as suas vantagens e os seus perigos?

O ciclo de debates Quo vadis, Europa? reúne economistas e (ex-)políticos alemães e portugueses para discutir este tema polémico sob a perspetiva de ambos os países.

Sobre o ciclo Quo Vadis, Europa?

Quo Vadis, Europa? é uma iniciativa da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, em parceria com o Goethe-Institut Portugal, a Associação São Bartolomeu dos Alemães em Lisboa e o Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa, que visa incitar à reflexão sobre várias questões críticas ao futuro da Europa, ao seu dever e à sua constante necessidade de transformação numa sociedade cada vez mais livre, tolerante e que abraça a diversidade e a igualdade como valores máximos da sua existência enquanto território geográfico e civilizacional. No centro destes debates está o confronto de ideias entre intelectuais portugueses e intelectuais de expressão alemã, que tem como finalidade promover a compreensão de perspetivas distintas sobre um mesmo tema e fomentar o desenvolvimento de perspetivas comuns.