quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Estreias de cinema de 16 de Novembro de 2017


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Rapto

Karla Dyson é uma mãe solteira totalmente dedicada a Frankie, o filho de seis anos. Um dia, enquanto ambos brincam no parque, ela atende um telefonema. Num pequeno momento de distracção, perde a criança de vista. É então que vê, ao longe, Frankie a ser levado por duas pessoas, que o forçam a entrar num carro. Com o pânico e a raiva como únicas aliadas, Karla mete-se no seu próprio carro e inicia uma perseguição aos raptores. No meio da atrapalhação, acaba por perder o telemóvel, ficando sem meios de pedir ajuda a quem quer que seja e arriscando a própria vida pela do filho que tenta, a todo o custo, salvar…
Um "thriller" de acção escrito por Knate Lee e realizado por Luis Prieto, em que participam os actores Halle Berry, Sage Correa, Chris McGinn, Lew Temple e Christopher Berry.



A Vida de um Génio

Autor-fetiche da geração do pós-guerra, Jerome David Salinger – mais conhecido como J.D. Salinger (1919-2010) – nasce em Nova Iorque, em 1919. Com 21 anos, frequenta a Universidade de Columbia, onde é aluno de Whit Burnett, editor da revista "Story". Percebendo o talento do jovem pupilo, Burnett publica na sua revista o conto "The Young Folks". A amizade entre ambos perdura, com Burnett a tornar-se uma espécie de mentor por vários anos. Em 1942, Salinger é obrigado a alistar-se no Exército e a combater na Segunda Guerra Mundial. Participa no desembarque na Normandia e na libertação de Paris, onde conhece aquela que virá a ser a sua primeira mulher, Sylvia Welter. Após o regresso aos EUA, começa a publicar contos na revista "The New Yorker", onde surge pela primeira vez a personagem Holden Caulfield. Voltaria a aparecer na obra "À Espera no Centeio" (publicada em 1951), uma das mais importantes, influentes e impactantes obras da literatura norte-americana. Mais tarde, devido a algumas críticas desfavoráveis, Salinger resguarda-se da opinião pública e transforma-se num eremita. Numa rara entrevista ao "The New York Times", já em 1974, disse que encontrou a paz de que precisava ao deixar de publicar. E revela: "Gosto de escrever. Mas escrevo só para mim e para meu próprio prazer." Apesar de ter sido abordado inúmeras vezes por diversos produtores de Hollywood, nunca vendeu os direitos da adaptação ao cinema de "À Espera no Centeio", a sua obra mais aclamada, por considerar a história "infilmável" e a personagem Holden Caulfield "irrepresentável". J.D. Salinger morreu a 27 de Janeiro de 2010, de causas naturais. 
Estreia na realização do actor e argumentista Danny Strong, um filme dramático que adapta o livro biográfico "J. D. Salinger: A Life", em que Kenneth Slawenski percorre alguns momentos da vida do escritor norte-americano. Enfatizando os anos como soldado na Segunda Guerra Mundial, aborda a experiência de guerra como principal motivo da sua escolha por uma vida de reclusão. Além de Nicholas Hoult como protagonista, no filme participam os actores Zoey Deutch, Sarah Paulson e Kevin Spacey, entre outros.



Um Homem de Família

Dane Jensen é um bem-sucedido caça-talentos que trabalha numa das mais importantes agências de recrutamento do país. Tem uma grande casa nos subúrbios, uma mulher que ama e três filhos pequenos. Quando o director da agência anuncia a reforma, ele fica a saber que há dois candidatos à liderança da empresa: ele próprio e Lynn Wilson, a sua jovem e ambiciosa colega. Assim se dá início a uma rivalidade que faz com que ele dê cada vez mais horas à empresa, de forma a conseguir a promoção. Até que recebe uma notícia inesperada e devastadora: Ryan, o seu filho mais velho, sofre de leucemia. A partir daquele instante, mesmo tentando conseguir os números suficientes para não perder o emprego, Dane percebe que é chegada a hora de escolher entre a família e o emprego com que sempre sonhou…
Escrito por Bill Dubuque, um filme dramático que marca a estreia na realização do produtor Mark Williams. Gerard Butler, Willem Dafoe, Anupam Kher, Alfred Molina, Alison Brie e Gretchen Mol dão vida às personagens.