quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

João Paulo Batalha e Carlos Rodrigues apresentam “A Teia do Banif”



O consultor em políticas anti-corrupção e vice-presidente da Frente Cívica, João Paulo Batalha, e o diretor editorial do Correio da Manhã e da CMTV, Carlos Rodrigues, apresentam “A Teia do Banif”, do diretor-adjunto da Sábado, António José Vilela, na quinta-feira, 26 de janeiro, às 18h30, na Leya na Buchholz. Um livro onde são escrutinados os planos secretos do banco no qual foram lavados 1500 milhões de dólares, os negócios da elite angolana, as toupeiras na PJ, as escutas de Armando Vara e José Sócrates e a Lava Jato.

António José Vilela revela as histórias secretas do caso Banif através de centenas de documentos inéditos, escutas telefónicas e e-mails confidenciais - muitos deles dispersos em dezenas de volumosos inquéritos-crime. Uma viagem de 15 anos aos acordos de cavalheiros, ao tráfico de influências, aos offshores do dinheiro clandestino, às toupeiras na Polícia Judiciária e no Ministério Público, ao plano para dominar o primeiro banco português e aos bastidores das investigações judiciais portuguesas à elite política e económica angolana. Esta é a outra história de um banco maldito (e do Millennium BCP, BPI, BPA Atlântico e Eurobic e dos seus banqueiros) que terá lavado mais de 1500 milhões de euros. E que acabou intervencionado e vendido pelo Estado português arrastando investidores privados e muito dinheiro público. Um caso que ainda hoje se encontra sob investigação da justiça portuguesa.

Sobre o Autor

António José Vilela é licenciado em Comunicação Social e Mestre em Ciência Política pelo ISCSP (Universidade de Lisboa), onde é Professor Auxiliar Convidado desde 1999. É jornalista desde julho de 1992 e exerce as funções de Diretor Adjunto da revista Sábado. Estagiou na TSF e trabalhou no Correio da Manhã, Euronotícias e O Independente. Colaborou nas revistas Grande Reportagem e Notícias Magazine. É autor de centenas de artigos de investigação jornalística e dos livros: Viver e Morrer em Nome das FP-25 de Abril (2005); Segredos e Corrupção – O Negócio das Armas em Portugal (2009); Salazar e a Conspiração do Opus Dei (2011); Segredos da Maçonaria Portuguesa (2013); Os Códigos e as Operação dos Espiões Portugueses (2015); Apanhados – As Investigações Judiciais às Fortunas Escondidas dos Ricos e Poderosos (2017). Ganhou o Prémio Reportagem Segurança Rodoviária (1999) e o Prémio Reportagem Orlando Gonçalves (2004).