quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Estreias de cinema de 19 de Janeiro de 2023



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Babylon

Nos últimos anos da década de 1920, início dos anos de ouro de Hollywood, quando os EUA recuperavam da Grande Depressão, a Sétima Arte sofreu uma grande transformação: a passagem do cinema mudo ao sonoro. Nellie LaRoy (Brad Pitt) é um actor consagrado que consegue fazer essa transição com bastante sucesso. Mas, infelizmente, há muitas estrelas que se tornam dispensáveis, vendo as suas carreiras terminarem abruptamente e dando espaço a uma nova geração de actores. 
Uma comédia dramática ambientada numa era de decadência, excessos e alguma depravação moral associada às grandes estrelas de Hollywood, escrita e realizada pelo multipremiado Damien Chazelle – também autor de “Whiplash - Nos Limites” (2014), vencedor de três Óscares, “La La Land” (2016), contemplado com seis, e “O Primeiro Homem na Lua” (2018), com um. Para além de Pitt, o elenco conta com a participação de Margot Robbie, Diego Calva, Jean Smart, Jovan Adepo e Li Jun Li. Depois de cinco nomeações para os Globos de Ouro, “Babylon” arrecadou o de melhor banda sonora original (Justin Hurwitz, já galardoado pela Academia em 2017, por “La La Land”). 



Terrifier 2

A noite de Halloween é o momento em que todos têm a oportunidade de se mascarar das personagens mais tenebrosas. Por vezes, essa é também a ocasião para os piores criminosos se misturarem com a multidão. Quando Art, o aterrorizante assassino de máscara de palhaço, lábios vermelhos e dentes afiados, ressuscita e foge da morgue de Miles County, toda a cidade fica em perigo. Nessa noite, as maiores vítimas da sua sede de sangue serão os irmãos Sienna e Jonathan. 
Continuação do sangrento “Terrifier” (2016), esta história decorre um ano após os eventos relatados nesse filme e é pautada por cenas de terror particularmente violentas. Novamente escrito e realizado por Damien Leone, conta no elenco com Lauren LaVera, David Howard Thornton, Catherine Corcoran, Kailey Hyman, Jenna Kanell e Elliott Fullam. 



III Guerra Mundial

Depois de ter perdido a mulher e o filho num terramoto, Shakib (Mohsen Tanabandeh) sobrevive como pode com o parco dinheiro que ganha a trabalhar na construção civil. Sem lugar para morar, dorme onde calha. A única coisa que o prende à vida é Ladan (Mahsa Hejazi), uma prostituta surda. Um dia, é abordado para entrar como figurante num filme sobre a Segunda Guerra Mundial, e depois como protagonista. Isso vai dar-lhe algum alento para reconstruir a sua vida e encarar o futuro de outro modo. Mas a presença de Ladan pode deitar tudo a perder.
Em competição no Festival de Cinema de Veneza 2022 – onde arrecadou o Prémio Orizzonti para melhor filme e actor (Tanabandeh) –, este drama tem realização e argumento do iraniani Houman Seyyedi.