quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Estreias de cinema de 26 de Janeiro de 2023



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Amadeo

Amadeo de Souza-Cardoso nasceu a 14 de Novembro de 1887, na aldeia de Manhufe, Amarante. Proveniente de uma família burguesa, em jovem fez os seus estudos no Liceu Nacional de Amarante e mais tarde em Coimbra. Em 1905, entrou no curso preparatório de desenho na Academia Real de Belas-Artes, em Lisboa. No ano seguinte, seguiu para Paris, onde se relacionou com algumas das mais importantes personalidades da cultura da época, entre eles Amedeo Modigliani, Constantin Brâncuși, Alexander Archipenko, Gertrude Stein, Max Jacob, Otto Freundlich, o casal Robert e Sonia Delaunay ou o crítico de arte norte-americano Walter Pach. Entre os amigos portugueses de quem se tornou amigo em França contam-se os pintores Eduardo Viana, Francisco Smith ou Emmerico Nunes. Foi também lá que, em 1908, se apaixonou por Lucie Meynardi Pecetto (1890-1989), com quem viria a casar-se em 1914, e que acompanharia o seu trabalho até ao fim, tornando-se guardiã da sua obra. Amadeo morreu com apenas 30 anos, vítima da epidemia da gripe pneumónica, mais conhecida como gripe espanhola.

Depois de, em 2012, Vicente Alves do Ó ter realizado o “biopic” de Florbela Espanca “Florbela” (com Dalila Carmo como protagonista) e, em 2017, se ter dedicado a “Al Berto” (protagonizado por Ricardo Teixeira), chegou a vez deste “Amadeo”, onde nos dá a conhecer alguns momentos importantes da vida de um dos grandes nomes da pintura modernista portuguesa. Com Rafael Morais a dar vida ao artista, o filme conta ainda com a participação de Ana Lopes, Raquel Rocha Vieira, José Pimentão, Rogério Samora, Lúcia Moniz, João Cachola, Sara Carinhas e Eunice Muñoz. 



Aftersun

Nos finais da década de 1990, quando tinha 11 anos, Sophie passou umas férias inesquecíveis com o pai numa estância turística da Turquia. Para ela, foi um tempo mágico, com ambos a desfrutarem de cada momento da companhia um do outro. Vinte anos passados, agora com a idade que o pai tinha na altura, Sophie revê uma cassete de vídeo desses dias. Num esforço de reconciliação com traumas do passado, tenta encontrar indícios do que se passou a seguir.
Seleccionado para competir nos festivais de cinema de Toronto, Cannes (onde lhe foi atribuído o Prémio “French Touch”) e Deauville (onde arrecadou o Grande Prémio e o Prémio da Crítica), este filme tem realização e argumento de Charlotte Wells e actuações de Paul Mescal, Frankie Corio, Celia Rowlson-Hall e Sally Messham. 



Operação Fortune: Missão Mortífera

Orson Fortune (Jason Statham), um agente especial altamente treinado, tem como missão impedir a venda de uma perigosa tecnologia de armamento pelo bilionário Greg Simmonds (Hugh Grant). A precisar de um agente infiltrado, Fortune e a sua equipa de especialistas contratam os serviços de Danny Francesco (Josh Hartnett), um popular actor de Hollywood de quem Simmonds é grande admirador. Quando percebem a (natural) renitência de Danny em alinhar numa tarefa tão perigosa, são obrigados a usar uma das técnicas de persuasão mais eficazes desde que o mundo é mundo: a chantagem. Quando o que está em causa é a salvação de milhões de pessoas, ninguém está muito preocupado com pequenos detalhes morais.

Uma comédia de acção realizada por Guy Ritchie (“Snatch - Porcos e Diamantes”, “Sherlock Holmes”, “O Agente da U.N.C.L.E.”, “The Gentlemen - Senhores do Crime”, “Um Homem Furioso”), segundo um argumento seu, de Ivan Atkinson e Marn Davies.