segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

O poder corrompe ou atrai os corruptos?



Por que razão quem tem poder tende a usá-lo em seu proveito? Por que motivo há uma ligação entre os que querem alcançar o poder e as pessoas que mais estão sujeitas a deixarem-se corromper? Seremos nós próprios corruptíveis?

Corruptíveis, do especialista em democracia, autoritarismo e política externa dos EUA Brian Klaas, é um livro muitíssimo acessível mas com sérias implicações, que nos faz pensar sobre as características do ser humano e a organização das sociedades. Baseia-se em mais de 500 entrevistas com alguns dos principais líderes mundiais — dos mais nobres aos menos recomendáveis — incluindo presidentes e filantropos, bem como rebeldes, líderes de cultos e ditadores para tentar compreender o que acontece quando se alcança o poder.

«Arrebatador, profundo e capaz de nos deixar, por vezes, de boca aberta, Corruptíveis define a história da intoxicante atração do poder — e do modo como moldou o mundo moderno.», diz Peter Frankopan, autor de As Rotas da Seda – Uma nova história do mundo.

Já Robert Sapolsky, autor de Comportamento – A biologia humana no nosso melhor e pior, considera Corruptíveis «Uma leitura divertida e fascinante» e acrescenta que «Klaas traz perspetivas notáveis, apresenta estudos científicos impecáveis de forma acessível e conta histórias fantásticas — tudo com uma escrita de qualidade e um humor maravilhosamente mordaz.»

Uma leitura obrigatória. Nas livrarias a 9 de fevereiro.

Sobre o Autor

Brian Klaas é professor associado de Política Global na University College of London, colunista do Washington Post e escreve artigos para The Atlantic. É comentador televisivo e consultor político. Trabalhou na London School of Economics e na Universidade de Oxford. É o apresentador do podcast Power Corrupts. É especialista em democracia, autoritarismo e política externa dos EUA. É autor de três livros: The Despot's Apprentice: Donald Trump's Attack on Democracy, The Despot's Accomplice: How the West is Aiding & Abetting the Decline of Democracy e How to Rig an Election. Foi conselheiro de campanhas políticas nos EUA, da NATO, da União Europeia, de investidores multibilionários, de ONGs e de políticos internacionais.