quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Estreias de cinema de 12 de Janeiro de 2023



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Um Homem Chamado Otto

Otto Anderson (Tom Hanks) está reformado e ainda não se adaptou à ausência da mulher, que morreu há algum tempo. Constantemente a idealizar formas de pôr termo à própria vida, a dor transformou-o numa pessoa quezilenta e amargurada. Mas tudo se altera quando uma família se muda para a casa ao lado da sua. Se, a princípio, a presença dos novos vizinhos é mais um motivo de irritação para Otto, que simultaneamente os despreza e inveja, aos poucos vai-se deixando conquistar pela enorme generosidade e alegria de viver que eles vão demonstrando. É assim que, deixando-se tocar pelo amor e pela amizade, o velho senhor vai retomando o gosto pela existência.
Adaptação de “Um Homem Chamado Ove”, escrito por pelo sueco Fredrik Backman e já adaptado ao grande ecrã em 2015 por Hannes Holm – nomeado para os Óscares de melhor filme estrangeiro e caracterização – este “remake” tem realização de Marc Forster ("Monster's Ball - Depois do Ódio", "007 - Quantum of Solace", "WWZ: Guerra Mundial", “Só Te Vejo a Ti” e “Christopher Robin”) e argumento de David Magee.



M3gan

A trabalhar para uma importante marca de brinquedos, Gemma coordena um projecto inovador que eleva a inteligência artificial a um novo nível: M3gan, uma boneca programada para proteger, física e emocionalmente, qualquer criança. Após o trágico falecimento dos pais de Cady, a sua sobrinha de oito anos, Gemma torna-se a sua tutora legal. Insegura com a enorme responsabilidade de cuidar de uma criança, decide trazer para casa um protótipo de M3gan, de modo a apoiar Cady neste momento tão difícil. Mas a obsessão de M3gan em proteger a menina que lhe foi atribuída vai ter consequências devastadoras. 
Um filme de terror realizado por Gerard Johnstone (“Housebound”) e escrito por Akela Cooper, a partir de uma história de Cooper e de James Wan (que também produz). Allison Williams, Violet McGraw, Ronny Chieng e Brian Jordan dão vida às personagens. 



Missão de Resgate

Brodie Torrance (Gerard Butler), piloto de aviões comerciais, consegue fazer uma aterragem de emergência após o avião que comandava ser fustigado por uma grande tempestade. Depois de um primeiro momento de alívio por se verem a salvo, tripulação e passageiros descobrem estar na pequena ilha de Jolo, nas Filipinas. Mas depressa se dão conta de que o lugar é governado por um grupo de rebeldes que tenciona tornar os forasteiros reféns para angariar dinheiro com resgates. Os únicos que conseguem escapar são o capitão Brodie e Louis (Mike Colter), um assassino que estava a ser transportado para um novo estabelecimento prisional. Decididos a não deixar ninguém para trás, estes dois homens vão ter de encontrar coragem para enfrentar os inimigos. Mas, para que isso seja possível, terão de aprender a confiar um no outro.
Um “thriller” de acção realizado pelo francês Jean-François Richet ("Assalto à 13.ª Esquadra", "Inimigo Público Número 1", "Um Momento de Perdição", "Blood Father - O Protector", “O Imperador de Paris”), segundo um argumento de Charles Cumming e J. P. Davis.