sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

“Festival Flamenco Casino Estoril” de 7 a 28 de Fevereiro


Com um assinalável êxito registado em anteriores edições, o “Festival Flamenco Casino Estoril” regressa, em Fevereiro, ao Lounge D. Trata-se de um ciclo de espectáculos que será protagonizado por exímios intérpretes de flamenco. Com entrada livre, a não perder, às Quintas-Feiras, nos próximos dias 7, 14, 21 e 28, a partir das 22h30.

Saray de los Reyes e Juan de los Reyes serão os protagonistas da Gala de abertura “Festival Flamenco Casino Estoril”, agendada para 7 de Fevereiro. Em noite festiva, filha e pai partilham o palco com o cantor Jesus Corbacho e o guitarrista Jordi Flores. 

Saray de los Reyes nasceu em Sevilha em 1989. É filha do mestre cigano da dança Juan de los Reyes, com o qual começou a estudar flamenco com 5 anos. Em 2006, ganhou o prestigiado prémio de baile "Carmen Ledesma" no concurso Peña Torres-Macarena. Actualmente, protagoniza espectáculos de excelência e é professora de aulas de técnica e coreografia de dança na escola “De los Reyes”.

Juan de los Reyes nasceu em Sevilha, em 1965, tendo experimentado o flamenco em criança e aprendidos os primeiros passos com o mestre Pepe Ríos. Trabalhou ao longo da sua carreira nos tablaos mais importantes de Sevilha e Barcelona. Foi dançarino na companhia de Mario Maya, participando em actuações como “Ay Jondo !”, "El Amargo" ou "El Réquiem". É considerado um dos grandes mestres da dança flamenca cigana e dedica-se ao ensino em sua academia, o estúdio flamenco “De los Reyes”.

Em noite de Tablao Flamenco, o Lounge D acolhe, a 14 de Fevereiro, Fernando Jiménez e Angel Fariña. Estarão, ainda, em destaque o cantor David Bastidas e o guitarrista Alberto López.

Fernando Jiménez é um conceituado dançarino sevilhano com formação profissional no Conservatório Nacional de Sevilha. Integrou prestigiadas companhias como a de Mario Maya, o Ballet Flamenco de Andalucia e Rocío Molina, na qual se converteu em solista. Em 2017, ganhou o “Prémio Desplante” do Concurso Flamenco Cante de las Minas de la Unión, o prémio flamenco mais importante, o que lançou a sua carreira como solista. 

Angel Fariña nasceu em Sevilha, em 1978, e iniciou, aos cinco anos, a sua formação na dança flamenca Formou-se em dança espanhola no Conservatório de Dança de Sevilha. Fez parte do grupo de dança Ciudad de Sevilla (95 e 96) realizado e coreografado por Javier Latorre, Manolo Marín e La Tona. Durante vários anos fez parte das companhias de Eva Yerbabuena e Maria Pagés. Participou do filme “Flamenco” de Carlos Saura.

Para a noite de 21 de Fevereiro está agendado outro genuíno espectáculo de Tablao Flamenco com Jesus Herrera e de David Moñiz. Estarão também em evidência, o cantor Tremendito Hijo e o guitarrista Ruben Martínez.
Nascido em San Sebastian, em 1981, Jesus Herrera mudou-se para Sevilha, iniciando em criança o estudo da dança flamenca. Integoru as Companhias Andaluza de Dança, Antonio Gades e Cristina Hoyos. Em 2005, ganhou o prémio por alegrias no Concurso Nacional de Baile La Perla de Cádis e, nos dois anos seguintes, foi finalista no concurso internacional Cante de las Minas de la Unión. Em 2016, apresentou o seu próprio espectáculo, realizando tournées internacionais.

Violinista Sevilhano, David Moñiz formou-se no Conservatório Superior de Música “Rafael Orozco” de Córdoba e no Conservatório Superior “Manuel Castillo” de Sevilha, onde é professor. Músico com grande interesse na inovação da forma de entender o violino, fez parte da Orquestra Jovem de Andalucia e da companhia da mestre Maria Pagés, com a qual ganhou o Prémio da Crítica ao Melhor Espectáculo da Bienal de Flamenco de Sevilha.


A Gala de Encerramento do “Festival Flamenco Casino Estoril” está reservada para 28 de Fevereiro. Juan Carlos Cardoso e Marta Arias que serão acompanhados pelo cantor David Bastidas e o guitarrista Alberto López.

Juan Carlos Cardoso nasceu em Sevilha, em 1977. Iniciou-se no flamenco aos 5 anos, tendo começado, aos 12 anos, a sua formação em dança espanhola com Lola Triana e, mais tarde, ingressou no Conservatório de Dança de Sevilha. Em 1997 começou a sua carreira profissional na companhia de Yoko Komatsubara, realizando uma tournée pelos teatros mais importantes de Japão. Entre 1998 e 2006 integrou as companhias das mestres Maria Pagés e Eva Yerbabuena. Em 2007, apresentou junto a Marta Arias o seu espectáculo “Paso a Paso”, na Irlanda. 

Marta Arias nasceu em Sevilha, em 1979. Formou-se em Dança Espanhola no Conservatório de Dança de Sevilha. Integrou o grupo de dança da Cidade, tendo realizado coreografias de Javier Latorre, Manolo Marín e La Toná. Aos 14 anos, ganhou o 2º prémio no VI Festival Andaluz de Jovens Amadores de Flamenco. 

Angélica Liddell traz The Scarlet Letter ao D. Maria II


O mais recente espetáculo da controversa criadora espanhola, Angélica Liddell, chega agora ao Teatro Nacional D. Maria II. Depois da sua estreia mundial em Orléans, em Dezembro passado, The Scarlet Letter vai estar em cena na Sala Garrett nos dias 1 e 2 de Fevereiro.

Partindo do clássico de Nathaniel Hawthorne com o mesmo nome, a dramaturga, encenadora e atriz espanhola propõe-se a trabalhar temas como a escuridão da condição humana e a hipocrisia em tempos de puritanismo. The Scarlet Letter assume-se como uma crítica à hipocrisia moral da atualidade, que esconde a origem genital da conceção e do nascimento, negando que o amor possa proceder do desejo, da sexualidade e de uma paixão violenta.

“Com The Scarlet Letter, submergimo-nos nos pesadelos que nos dão forma, na necessidade da culpa e na incapacidade de fuga, como uma rebelião contra a saúde e a ordem”, menciona Angélica Liddell.

Uma criação de Angélica Liddell a partir do livro de Nathaniel Hawthorne, The Scarlet Letter é um espetáculo falado em espanhol e italiano, com legendas em português.

Casino Lisboa recebe Lusitânia Comedy Club


Com um delirante registo de bom humor, “Lusitânia Comedy Club” apresenta “O Porquê da Coisa” no Casino Lisboa. Trata-se de um divertido ciclo de representações que propõe aos espectadores “Uma reflexão perfeitamente inútil sobre a magnífica História de Portugal”. A não perder, de 1 a 10 de Fevereiro, no Auditório dos Oceanos.

Lusitânia Comedy Club é um colectivo e um espírito. Estreia uma peça chamada “O Porquê da Coisa”, escrita por Nuno Markl (O Homem Que Mordeu o Cão), Francisco Martiniano Palma (5 Para a Meia-Noite) e Frederico Pombares (O Último a Sair), com canções originais de JJ Galvão e interpretada por Mafalda Santos, Ana Freitas, Hugo Simões, Luís Sousa, Luís Oliveira e Frederico Amaral. 

Mercedes-Benz celebra aniversário do Museu da Porsche


O que faz um Porsche 550 Spyder no Museu da Mercedes-Benz? Esta fotomontagem do primeiro automóvel de corrida da casa de Zuffenhausen, cercado por Mercedes Silver Arrows, é um gesto de celebração do 10º aniversário ao Museu da Porsche. A Mercedes-Benz, para esta comemoração, oferece ainda o acesso gratuito ao Museu da Mercedes-Benz aos funcionários da Porsche até 10 de Fevereiro de 2019. Desde 2016, os dois museus têm colaborado, promovendo descontos entre si nos bilhetes de acesso.

O Museu da Mercedes-Benz convida todos os funcionários da Porsche para uma visita, agora que o Museu da Porsche celebra 10 anos: ao longo de dez dias úteis, entre 31 de Janeiro a 10 de Fevereiro de 2019, o acesso ao Museu da Mercedes-Benz por todos os funcionários da Porsche que se identifiquem é gratuito. Os museus sediados em Estugarda têm colaborado entre si e promovido descontos de 25% a todos os visitantes que apresentem bilhete do Museu da Mercedes-Benz ou da Porsche.

Esta parceria conta com vários anos de existência - em 1906, Ferdinand Porsche, foi Diretor Técnico da Daimler-Motoren-Gesellschaft austríaca (DMG), tendo depois assumido o cargo de Diretor-Geral em 1917. Em 1923, tornou-se Diretor Técnico e Membro do Conselho Executivo da DMG em Untertürkheim. Após a fusão com a Benz & Cie na criação da Daimler-Benz AG, a Porsche foi nomeada membro do Conselho Executivo da empresa em 1926 e assumiu a responsabilidade geral conjunta pelo desenvolvimento de veículos com Hans Nibel da Benz & Cie.

Desde o lançamento no mercado como fabricante de automóveis após a Segunda Guerra Mundial, a Porsche tornou-se igualmente num ícone da indústria automóvel. Ambas as marcas continuam a ter muito sucesso em vários eventos e também competem diretamente entre si pelo primeiro lugar. Por exemplo, no passado, o Porsche 550 Spyder competiu contra o Mercedes-Benz 300 SLR em Mille Miglia 1955. 

«Factfulness» um dos livros mais importantes que Bill Gates já leu


Apenas os factos contam a verdadeira história e o mundo que temos é muito melhor do que aquilo que pensamos. Estas são duas ideias chave do livro Factfulness (palavra que se pode traduzir, em português, para factualidade), da autoria do já falecido médico, estatístico e académico Hans Rosling, com a colaboração do seu filho e nora, Ola Rosling e Anna Rosling Rönnlund respetivamente. 

O livro, que chegará às livrarias portuguesas no dia 1 de Fevereiro, foi oferecido por Bill Gates a todos os alunos finalistas de liceu ou faculdade no ano de 2018. Para Gates, este é um dos livros mais importantes que já leu e trata-se de “um guia indispensável para pensar claramente acerca do mundo», veja aqui o vídeo que fez sobre o livro. 


Quando fazemos perguntas simples acerca de tendências globais – qual a percentagem da população mundial que vive na pobreza; qual a razão pela qual a população mundial está a aumentar – obtemos respostas sistematicamente erradas. Tão erradas que um chimpanzé que escolhesse as respostas ao acaso faria melhor do que professores, jornalistas, investigadores e laureados com o Prémio Nobel. Hans Rosling propõe uma nova explicação radical da razão pela qual aquilo acontece. Revela os dez instintos que distorcem a nossa perspetiva até à forma como consumimos os média (onde domina o medo) e como percecionamos o progresso (acreditando que a maior parte das coisas está a piorar). Factfulness é um livro urgente e essencial, que mudará a forma como vemos o mundo e que nos permitirá responder às crises e oportunidades do futuro. 

Sobre Hans Rosling

Hans Rosling foi médico, professor de Saúde Internacional e educador público de nomeada. Foi conselheiro da Organização Mundial de Saúde e da UNICEF e cofundador dos Médécins Sans Frontières e da Gapminder Foundation. As suas conferências TED foram vistas mais de 35 milhões de vezes e fez parte da lista da Times das cem pessoas mais influentes do mundo. Hans morreu em 2017, tendo dedicado os últimos anos de vida à escrita deste livro. 

Sobre Ola Rosling e Anna Rosling Rönnlund

Ola Rosling e Anna Rosling Rönnlund, filho e nora de Hans, são cofundadores da Gapminder e Ola foi seu diretor de 2005 a 2007 e de 2010 até hoje. Depois de a Google ter adquirido a Trendalyzer, a ferramenta de gráficos de bolhas inventada e desenhada por Anna e Ola, este tornou-se diretor da Google’s Public Data Team e Anna a designer da equipa sénior de experiência do utilizador (UX). Ambos receberam prémios internacionais pelo seu trabalho.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Todos, Alguém, Qualquer Um, Ninguém


Em 2019, a Companhia Paulo Ribeiro, companhia residente desde 1999, apresenta duas estreias absolutas na programação dos 20 anos do Teatro Viriato. A primeira já a 25 e 26 de Janeiro é assinada por Luiz Antunes e a segunda será uma coreografia de António Cabrita e São Castro com data de apresentação marcada para a rentrée em Setembro.

No ano em que acontecem os 20 anos do Teatro Viriato, Luiz Antunes – a convite da Companhia Paulo Ribeiro e, em colaboração com António Cabrita e São Castro – apresenta, em estreia absoluta, a 25 e 26 de Janeiro, às 21h30, Todos, Alguém, Qualquer Um, Ninguém, uma peça sobre o acontecimento, enquanto ação contínua com diferentes intenções e velocidades, que se reflete na vida de cada um e é interpretado distintivamente.

No palco, a interpretação é de Ana Moreno, Guilherme Leal, Joana Lopes, Małgorzata Suś, Rafael Oliveira e Ricardo Machado. Seis figuras em cena que, entre o lento e a explosão, geradora do que é acontecer, viajam por momentos de solidão, de raiva, de julgamentos sumariamente físicos, brutos carregados de novos dogmas, de novas formas de moralismos, cenas que por acontecerem estão a ser reais, são garantia da realização inevitável de algo. Subtis olhares que marcam o início de novo caos e que produzem sensações. Figuras que fazem tudo e, contudo, nada conseguem. Gritam em silêncio, o mudo silêncio do corpo.

Todos, Alguém, Qualquer Um, Ninguém resulta de uma encomenda do Teatro Viriato à Companhia Paulo Ribeiro, companhia residente desde 1999, para a criação de um espetáculo que retratasse os acontecimentos marcantes das últimas duas décadas. Já o convite da direção artística da Companhia Paulo Ribeiro, António Cabrita e São Castro a Luiz Antunes enquadra-se num dos eixos de ação da própria Companhia de diversificação da sua identidade e linguagem criativa e artística. Na resposta ao desafio, Luiz Antunes reflete sobre o acontecimento, sobre o fazer acontecer, tornar real o que aconteceu, o que se consegue ver, e não o que dizem os escritos sobre a forma como aconteceu, porque nos escritos não há sentimento efetivo. 

Esta será uma das duas estreias que a Companhia Paulo Ribeiro apresentará na programação para 2019 do Teatro Viriato. Na rentrée em setembro (19 e 20), será a vez dos coreógrafos e diretores artísticos da Companhia Paulo Ribeiro, António Cabrita e São Castro estrearem “Last”, uma coreografia para uma partitura de Beethoven, com a participação ao vivo do Quarteto de Cordas de Matosinhos. Presença reforçada dado que os 20 anos do Teatro Viriato são indissociáveis dos da companhia residente, Companhia Paulo Ribeiro, que esteve na génese da criação do projeto artístico do Teatro Viriato. Uma relação pautada pela distinção das missões, dinâmicas e eixos de ação das duas entidades, mas também pela articulação de objetivos comuns no que diz respeito à intervenção na formação e no desenvolvimento de públicos.

Exposição ‘Quatro ao Quadrado’


A Fundação AFID Diferença, que apoia jovens com deficiência, crianças e idosos no concelho da Amadora, inaugura no próximo sábado, dia 26 de Janeiro, a primeira exposição artística do ano. A exposição ‘Quatro ao Quadrado’ é uma partilha de experiências em conjunto com as associações Amorama, Cerciama e Recomeço, que ficará patente na galeria Artur Bual na Amadora, até 24 de Fevereiro. 

À semelhança do que aconteceu no ano passado, a Fundação AFID Diferença inaugura no próximo dia 26 de Janeiro, na Galeria Artur Bual, a primeira mostra artística de 2019, uma exposição partilhada com as instituições de solidariedade social do concelho da Amadora a Amorama, Cerciama e Recomeço.

As instituições juntam-se numa só exposição que procura mostrar a aposta na expressão artística como forma de beneficiar o bem-estar das pessoas com doença ou deficiência mental e de as ajudar por forma a conhecer a sua verdadeira identidade, estabelecendo um território de igualdade nas obras que resultam desta prática

“Não é preciso saber resolver equações para pintar um quadro, mas a verdade é que pode dar muito jeito. A matemática está presente em qualquer ato criativo, por mais livre e caprichoso que ele aparente ser. E é por entendermos isto que sorrimos ao depararmo-nos com o título desta mostra: Quatro ao Quadrado (42) é uma conta simples, mas complexa”, explica o monitor do Atelier de Pintura da Fundação AFID Diferença, Nuno Lacerda.

“Quatro ao quadrado (42) não é uma soma, é uma multiplicação, uma combinação exponencial de vontade e talento. E se o cálculo parece evidente a quem domina o campo das ciências exatas, deixemo-nos a desfrutar o momento em que não sabemos ainda o que esperar, ou quantas histórias e vidas se escondem sob a frieza nua dos números”, acrescenta.

A par de quatro eventos que terão lugar durante a exposição ao longo do mês de fevereiro, reuniram-se ainda as condições para concretizar uma ideia nascida do primeiro encontro: a elaboração de um painel coletivo com autores das diferentes casas. Esta será também a primeira participação do Atelier de Costura da Fundação AFID Diferença. 
  
Esta exposição é o arranhar da superfície num mundo de sonhos que quer brotar de cada artista. Cabendo ao espetador o gesto de se debruçar e alegrar com cada um. A exposição coletiva será inaugurada a 26 de Janeiro, sábado, e ficará patente até 24 de Fevereiro na Galeria Artual Bual, na Amadora.

Sobre a Fundação AFID Diferença

A AFID – Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa com Deficiência celebrou em 2018 33 anos de existência. Ao longo do seu vasto percurso criou também a Fundação AFID Diferença, que por sua vez comemorou 11 anos, uma instituição particular de solidariedade social que se dedica a iniciativas de reabilitação, educação, formação e inserção socioprofissional de pessoas com deficiência. Desenvolve igualmente um conjunto de atividades de apoio à comunidade e serviços de proximidade nos domínios da assistência e solidariedade social, apoio à infância e à terceira idade. É a primeira Instituição da área social, em Portugal, certificada pelas Normas ISO 9001:2008, pela Marca ISS, Nível A e pelo EQUASS Excellence.   

Atualmente, a AFID, na sua globalidade, atende perto de 1500 pessoas – Infância (AFIDKIDS), Pessoas com Deficiência (AFIDREAB) e Pessoas Idosas (AFIDSÉNIOR) - e para as quais trabalham diariamente 211 colaboradores. Trata-se de uma das principais instituições sociais do país – pela dimensão, abrangência e complementaridade dos seus serviços e, sobretudo, pela qualidade impressa na gestão e intervenção técnica. A AFID enquanto associação de famílias mantém o seu objetivo ao nível da representação dos direitos das famílias e das pessoas com deficiência.   

Casais de namorados beneficiam de campanha na compra de Tour FC Porto para celebrar o São Valentim


O Coração do Porto derrete-se no Dia dos Namorados. Uma exposição temporária no Espaço Art La Vie, na Baixa da Invicta, os Best Youth no ‘Dar Letra à Música’ e mais programação e atividades para famílias.

No mês em que se celebra o amor entre namorados, há muitos outros dias apaixonantes para viver com o Museu FC Porto. Duas exposições temporárias abrem portas em Fevereiro, uma delas no Espaço Art La Vie, em plena Baixa da cidade, e os Best Youth sobem ao palco do ‘Dar Letra à Música’. Para as famílias, e a pensar nos mais novos, a agenda começa na ‘Música com Dragõezinhos’, inclui teatro de marionetas, a história do “Chincas, um Campeão do Mundo!” e uma oficina criativa e… carnavalesca na Terra do Dragão. 

O dia 14 de Fevereiro só faz bem aos corações românticos e os casais de namorados têm uma razão forte para celebrarem o São Valentim no Museu FC Porto. O ambiente de charme não vai ser tudo, porque, neste dia, cada casal de namorados só paga um bilhete Tour FC Porto para descobrir a história azul e branca e conhecer os segredos, as curiosidades e a arte do Estádio do Dragão. É mais uma promoção imperdível no Coração do Porto, derretido de amores nesta efeméride, que deve ser sempre bonita e inesquecível.

A história do FC Porto também é feita de momentos de paixão eterna, muitos deles vividos com a cidade. Através da área temática 28., conceito expositivo que divulga ainda mais o património do clube dentro ou fora do Museu, a exposição temporária ‘Fotolegendas’ é inaugurada a 9 de Fevereiro, no Espaço Art La Vie – La Vie Porto Baixa Shopping Center. Esta é mais uma iniciativa descentralizada do Museu FC Porto e vai levar ao coração histórico da Invicta uma seleção de imagens de Bruno Neves, Gaspar de Jesus, Malacó, Manuel Lopes e Ricardo Pereira, cinco repórteres-fotográficos que captaram a vida portista e portuense nas últimas décadas do século XX. Com entrada livre, o evento prolonga-se até ao próximo dia 31 de Março.

Já dentro de portas, a partir de 15 de Fevereiro, a Sala Multiusos recebe a exposição temporária ‘Objeto do Mês: Ano 2018’. Esta é a terceira edição de uma coletiva de todas as mostras singulares que, ao longo de 12 meses (Janeiro a Dezembro) e alimentadas pela riqueza das coleções do FC Porto, dão as boas-vindas a todos os visitantes no Hall do Museu. A retrospetiva de 2018 pode ser vista todos os dias, com entrada livre, também até ao final de Março. 

As noites de canções e humor do ‘Dar Letra à Música’ destacam-se sempre na programação do Museu. No serão de 21 de Fevereiro, será vez dos portuenses Best Youth oferecerem réplica às perguntas e provocações da habitual dupla de apresentadores. O som indie pop da banda é um dado de qualidade garantido, mas a sessão vai ainda revelar a boa disposição de Catarina Salinas e Ed Rocha Gonçalves, entre umas quantas estórias animadas e outras curiosidades. 

‘Música com Dragõezinhos’ (dia 3) e o teatro de marionetas ‘O Porto É Uma Lição’ (dia 16) são outras propostas a pensar nas famílias. Fevereiro convida ainda a estar atento à Terra do Dragão, espaço do Serviço Educativo, onde, com artes mágicas e requintes de animação, Rui Ramos conta a história do “Chincas, um Campeão do Mundo!” (dia 23), antes da oficina criativa ‘Dragão Brincalhão Traz a Cauda Sempre à Mão’ (dia 24) dar lugar à imaginação de crianças e adultos, Carnaval de forma pedagógica e muito divertida. 

Teorias da Conspiração na RTP1



Na próxima sexta-feira, dia 25, chega à RTP1 “Teorias da Conspiração”. Uma série que podia ser verdade, mas é tudo ficção. Veja o trailer e descubra porque não perder:



Os protagonistas são o poder e o dinheiro versus a investigação criminal e a investigação jornalística. 
Maria Amado, uma jornalista de investigação, e José Madeira, um inspetor da PJ, unem-se no combate ao crime. As investigações de Maria Amado nem sempre contam com o apoio da direção do jornal, e as investigações do inspetor da PJ, muitas das vezes saem fora das regras da instituição.

Se estas personagens perseguem o crime, têm do lado oposto Pedro Soares Teixeira, um advogado influente, que manobra na sombra para iludir as investigações. E há ainda um o primeiro-ministro e os jogos de bastidores, e um procurador-geral da República reformado que, num blogue, denuncia anonimamente casos de corrupção. A precipitar o antagonismo das estratégias de Pedro Soares Teixeira, contra Maria Amado e José Madeira, desenrola-se uma sucessão de casos que abalam a estrutura política e económica do país.

Todos os meios convencionais se tornam insuficientes para explicar o que se passa: da falência de um banco às jogadas políticas para encobrir a corrupção. Em “Teorias da Conspiração” não importa a verdade ou a mentira, - podia ter acontecido, mas é tudo ficção.


No episódio de estreia
Um homem, uma bala e um atropelamento involuntário de uma criança. Assim se inicia a série “Teorias da Conspiração”. O homem é Pedro Soares Teixeira, um advogado influente que se move tão à vontade nos gabinetes do poder como no submundo do crime. A bala é enviada num envelope ao Presidente do Conselho de Administração de um banco, a criança é deixada ferida entre os arbustos. E estão lançados os dados para várias investigações que irão decorrer em paralelo: Maria Amado, jornalista de investigação, e José Madeira da Polícia Judiciária. A situação da luta pelo poder nesse banco está a chegar ao fim e desde espionagem a contactos com o governo vale tudo.

Estreias de cinema de 24 de Janeiro de 2019


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Serenidade

Baker Dill, comandante de um pequeno barco de pesca, leva uma existência tranquila numa ilha das Caraíbas. A sua vida é abalada quando a ex-mulher lhe faz uma visita inesperada e lhe pede ajuda para se livrar do actual marido, que afirma ser um homem perigoso e violento com ela e com o filho de ambos. A partir desse momento, as memórias que durante anos Baker se esforçou por manter longe de si regressam para o assombrar. Tudo isso o vai fazer questionar o que é certo e errado, o que é real ou fantasia.
Com assinatura de Steven Knight ("Redenção", "Locke"), um drama "negro" com interpretação de Matthew McConaughey, Anne Hathaway, Diane Lane, Jason Clarke, Djimon Hounsou e Jeremy Strong. 



All the Devil's Men - Homens do Diabo

Jack Collins é um ex-oficial da Marinha norte-americana que agora se dedica a executar trabalhos que, devido à sua ambiguidade legal ou moral, a CIA não quer assumir. Debatendo-se com graves traumas de guerra que nunca conseguiu superar, não foi capaz de regressar à vida que deixou antes de se tornar soldado. Um dia, é enviado a Londres num trabalho que envolve um antigo companheiro de armas que se deixou converter pelo ISIS (Estado Islâmico do Iraque e do Levante) e que hoje é visto como um alvo a abater.
Com participação de William Fichtner, Sylvia Hoeks, Milo Gibson e Gbenga Akinnagbe, um filme de acção escrito e realizado por Matthew Hope ("Guerreiro Solitário", "O Veterano").



Família Instantânea

Apesar de felizes e apaixonados, Pete e Ellie Wagner sentem que precisam de acrescentar algo ao seu casamento. É então que, preparados para assumir o papel de pais, visitam um centro de adopção. Guiados por Karen e Sharon, duas assistentes sociais determinadas a ajudar crianças a escapar ao sistema, o casal conhece Lizzie, uma adolescente carismática e cheia de personalidade. Do que eles não estavam à espera era que, juntamente com ela, viessem também Juan e Lita, os seus dois irmãos mais novos. Crentes de que o destino os levou ali por um motivo especial, Pete e Ellie concordam em levá-los consigo e assim começar a família com que sempre sonharam. O que descobrem rapidamente é que era bastante mais fácil lidar com a monotonia das suas existências do que com três diabretes decididos a virar-lhes a vida do avesso.
Uma comédia dramática realizada por Sean Anders ("Chefes Intragáveis 2", "Pai Há Só Um!", "Pai Há Só Um... Ou Dois") que, inspirado na sua própria vida, escreveu o argumento em parceria com John Morris, com quem já trabalhara nos seus outros filmes. A encarnar as personagens principais estão Mark Wahlberg, Rose Byrne Isabela Moner, Gustavo Quiroz, Julianna Gamiz, Margo Martindale, Julie Hagerty, Tig Notaro e Octavia Spencer.