quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Teorias da Conspiração na RTP1



Na próxima sexta-feira, dia 25, chega à RTP1 “Teorias da Conspiração”. Uma série que podia ser verdade, mas é tudo ficção. Veja o trailer e descubra porque não perder:



Os protagonistas são o poder e o dinheiro versus a investigação criminal e a investigação jornalística. 
Maria Amado, uma jornalista de investigação, e José Madeira, um inspetor da PJ, unem-se no combate ao crime. As investigações de Maria Amado nem sempre contam com o apoio da direção do jornal, e as investigações do inspetor da PJ, muitas das vezes saem fora das regras da instituição.

Se estas personagens perseguem o crime, têm do lado oposto Pedro Soares Teixeira, um advogado influente, que manobra na sombra para iludir as investigações. E há ainda um o primeiro-ministro e os jogos de bastidores, e um procurador-geral da República reformado que, num blogue, denuncia anonimamente casos de corrupção. A precipitar o antagonismo das estratégias de Pedro Soares Teixeira, contra Maria Amado e José Madeira, desenrola-se uma sucessão de casos que abalam a estrutura política e económica do país.

Todos os meios convencionais se tornam insuficientes para explicar o que se passa: da falência de um banco às jogadas políticas para encobrir a corrupção. Em “Teorias da Conspiração” não importa a verdade ou a mentira, - podia ter acontecido, mas é tudo ficção.


No episódio de estreia
Um homem, uma bala e um atropelamento involuntário de uma criança. Assim se inicia a série “Teorias da Conspiração”. O homem é Pedro Soares Teixeira, um advogado influente que se move tão à vontade nos gabinetes do poder como no submundo do crime. A bala é enviada num envelope ao Presidente do Conselho de Administração de um banco, a criança é deixada ferida entre os arbustos. E estão lançados os dados para várias investigações que irão decorrer em paralelo: Maria Amado, jornalista de investigação, e José Madeira da Polícia Judiciária. A situação da luta pelo poder nesse banco está a chegar ao fim e desde espionagem a contactos com o governo vale tudo.