segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Carlota Joaquina e Leopoldina de Habsburgo: Rainhas de Portugal no Novo Mundo


O livro Carlota Joaquina e Leopoldina de Habsburgo já se encontra nas livrarias, inserido na coleção de biografias das rainhas de Portugal, que a Temas e Debates tem vindo a lançar. 
O historiador português António Ventura assina a biografia de Carlota Joaquina enquanto a historiadora brasileira Maria de Lourdes Viana Lyra é autora da de Leopoldina de Habsburgo. 

Este livro, enriquecido com 32 páginas de reproduções fotográficas, dá-nos, precisamente, a conhecer estas duas mulheres: Carlota Joaquina, uma personalidade complexa que suscitou tomadas de posição apaixonadas e parciais, que justifica o interesse que tem despertado nos últimos anos, materializado em diversas obras literárias e cinematográficas; e Leopoldina de Habsburgo, conhecida como “A Paladina da Independência”, pelo apoio e conselhos que dava ao marido para o conquistar para a causa da independência do Brasil, foi a primeira imperatriz do Novo Mundo. 

Em 1807, perante a invasão de Portugal pelas tropas napoleónicas, a corte transferiu-se para o Brasil. D. Carlota Joaquina, mulher do príncipe regente, o futuro D. João VI, tornar-se-ia rainha de Portugal já no Novo Mundo, destino que seria partilhado com a sua futura nora, D. Leopoldina de Habsburgo, mulher de D. Pedro IV, imperatriz do Brasil e rainha de Portugal. 

Sobre o Autor

António Ventura é doutor em História Contemporânea. Professor catedrático do Departamento de História da Faculdade de Letras de Lisboa e Académico de Número da Academia Portuguesa da História, é autor de uma vasta bibliografia sobre História Contemporânea. Colaborou em diversas publicações periódicas nacionais e estrangeiras, fez conferências e participou em congressos científicos em vários países. Publicou, entre outros livros, Uma História da Maçonaria em Portugal, Os Constituintes de 1911 e a Maçonaria e Grande Guerra por Quem a Viveu.