quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Estreias de cinema de 17 de Janeiro de 2019


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Tiro e Queda

No bairro conhecido como "Camboja", vivem Eddie e Manecas, dois idiotas armados em bons que, apesar de nunca o admitirem, não passam de paus mandados de Rute e Guidinha, as respectivas mulheres. Mesmo assim, orgulham-se das suas "vidas duplas" como agentes de uma importante agência de espionagem. Quando a dupla recebe uma mensagem críptica para uma suposta missão, segue viagem até Viana do Castelo. Depois de instalados num hotel, são visitados por uma mulher que os encarrega de "eliminar dois alvos". Para melhor perceberem o que os espera, Eddie e Manecas devem encontrar o navio Navio Gil Eannes, onde encontrarão novas pistas. Mas tudo se complica quando se apercebem de que estão a ser seguidos por Rute e Guidinha.
Produzida por Leonel Vieira e realizada por Ramón De Los Santos, uma comédia que adapta a peça com o mesmo nome, criada por Eduardo Madeira e Filipe Homem Fonseca, que se estreou no Teatro Tivoli, em Lisboa, em 2014, e que, durante a posterior digressão pelo país, esgotou salas de Norte a Sul. Eduardo Madeira e Manuel Marques mantêm-se como protagonistas, contracenando com Carla Vasconcelos, Dinarte de Freitas, Gabriela Barros, Óscar Branco, Emília Silvestre, José Eduardo, Henriqueta Maia, Joana de Viana, Nuno Fernandes e Camilo Silva. 



Glass

O segurança David Dunn é um homem anónimo até ao dia em que se torna o único sobrevivente de um devastador acidente ferroviário. Não percebe porque é que todos os passageiros morreram e ele não sofreu qualquer ferimento. Um desconhecido, que sofre de uma doença de ossos e que é fanático por livros de banda desenhada, começa a persegui-lo. Chama-se Elijah Price e tem uma teoria sobre o sucedido. Em contraponto a estas duas personagens existe Kevin, que sofre de um grave transtorno dissociativo de identidade e que possui dentro de si mais de duas dezenas de personalidades distintas. Quando a Dr.ª Ellie Staple, uma psiquiatra especializada em tratamentos de megalomania, os reúne para estudo, dá início a um perigoso jogo de manipulação em que cada um deles assume um papel inesperado.
Escrito, realizado e produzido por M. Night Shyamalan, esta é a última parte da trilogia "Eastrail 177", que também inclui os filmes "O Protegido" (2000) e "Fragmentado" (2016). Bruce Willis, Samuel L. Jackson, James McAvoy e Anya Taylor-Joy regressam às personagens que desempenharam; Sarah Paulson, Luke Kirby e Spencer Treat Clark juntam-se ao elenco.



Selvagens

Recentemente libertada da prisão, Nora apenas deseja encontrar Léa, uma artista neo-punk a quem se sente ligada. O encontro entre as duas acaba por fazer nascer uma paixão avassaladora que vai mudar, para sempre, o curso das suas vidas.
Co-produzido pela Alfama Films e Leopardo Filmes em associação com Bando à Parte, um filme dramático com argumento e realização do norte-americano Dennis Berry ("O Grande Delírio", "Laguna" e, mais recentemente, também a série televisiva "Mata Hari").Com as actrizes Nadia Tereszkiewicz e Catarina Wallenstein como protagonistas, o elenco inclui também João Nunes Monteiro e Hugo Fernandes.