quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Projeto Manicómio inaugura a primeira exposição


O Manicómio apresenta a primeira exposição no Espaço Fidelidade Chiado8 Arte Contemporânea, Largo do Chiado, amanhã, às 22h. A exposição “Insubordinar” está integrada na missão do Manicómio, criar novas condições para que os artistas possam acelerar o processo criativo e a produção de Arte Bruta portuguesa, isto é, a criação desenvolvida por artistas com doenças mentais. A exposição está aberta ao público, todos os dias úteis, das 12h às 20h, de 21 de Janeiro a 8 de Fevereiro.

“Insubordinar” reúne 20 anos de trabalho no atelier dos criadores do Manicómio, José Azevedo e Sandro Resende, sendo este último o diretor artístico que abriu as portas aos artistas do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa - conhecido como Júlio de Matos. As obras apresentadas, de Francisco Gromicho, Pedro Ventura e Anabela Soares, são parte de coleções particulares e institucionais. Anabela Soares foi a antiga paciente do Júlio de Matos que expôs as suas esculturas monstruosas no pavilhão do Centro Hospitalar ao lado de vídeos de Emir Kusturica.

Em breve, o Manicómio vai abrir em Lisboa o primeiro espaço de criação de Arte Bruta em Portugal, onde pretende conjugar a criação e a aproximação dos artistas residentes ao público num único espaço. O projeto surge num momento em que quase um quinto da população portuguesa sofre de doenças mentais, segundo o relatório Health at a Glance 2018, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico. Este novo hub social é tónico fundamental rumo a uma reinserção psicossocial e profissional dos doentes e conta com apoio do Turismo de Portugal, instituições de saúde, juntas de freguesias de Lisboa, e na Câmara Municipal de Lisboa, das vereações de Acção Social, Cultura, Inovação e Economia. Esta vertente social do Manicómio facilita o caminho da inclusão, para que os artistas consigam crescer de forma comunitária e autónoma, com maior sentido de responsabilidade a cada projeto, e com a finalidade de ultrapassar dentro da população portuguesa todos os estigmas associados à doença mental.