terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Ministra da Cultura sublinha a importância da coleção de Biografias de Grandes Figuras da Cultura Portuguesa Contemporânea da Contraponto


A ministra da Cultura, Graça Fonseca, que participou na sessão de apresentação à Comunicação Social da coleção de Biografias de Grandes Figuras da Cultura Portuguesa Contemporânea, da Contraponto, na Biblioteca Nacional de Portugal, enalteceu este «projeto extraordinário», afirmando ainda que «a identidade cultural de um país faz-se, também, através desse gesto tão humano de recordar, de evocar a sua história, através dos nomes que a marcaram nas mais diversas áreas da cultura».

O editor da Contraponto, Rui Couceiro, destacou que esta coleção, «cujas obras são escritas maioritariamente por romancistas, tem como propósito contribuir para a tradição literária do país», à qual chamou «poder imaterial», através do reforço do «peso do género biográfico, ao qual a qualidade literária destas obras dará certamente um impulso».

A 15 de Fevereiro é publicada a primeira das seis biografias desta coleção, um grande projeto editorial que irá permitir conhecer em profundidade personalidades extraordinárias dos séculos xx e xxi. O Poço e a Estrada, que irá retratar a escritora Agustina Bessa-Luís, é o primeiro volume a chegar às livrarias, estando à responsabilidade de Isabel Rio Novo o trabalho de biografar a escritora. Nas palavras da autora, os leitores desta biografia irão «descobrir uma pessoa ainda mais interventiva e inesperada, e em alguns pontos ainda mais controversa».