quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

O piano, o cinema e o jazz


O ano terminou da melhor forma em Monchique, com lotação esgotada nas cinco sessões de As Estações do Circo. Entre 28 de Dezembro e 1 de Janeiro, 3500 pessoas assistiram ao espetáculo equestre, acrobático e musical da companhia francesa Cirque Aïtal, atestando uma vez mais a qualidade dos programas propostos pelo projeto Lavrar o Mar. Mas a terceira edição do 365 Algarve ainda agora começou e, até maio, segue Viagem com novas e variadas propostas culturais.

Arranca no dia 19 de Janeiro, em Portimão, o 3.º Festival Internacional de Piano do Algarve que, com o 1.º concerto para piano e orquestra de Tchaikovsky, um dos mais emblemáticos concertos do reportório pianístico, dá seguimento à linha programática traçada nas duas últimas edições: apresentar todos os grandes concertos para piano, alguns deles nunca executados no Algarve.

O primeiro concerto desta edição conta com o maestro Jan Wierzba (Polónia) e com o solista Xi Zhai (China), naquela que pretende ser uma experiência musical única a não perder pelos melómanos residentes, ou de visita à região. Em fevereiro, o 3.º Festival Internacional de Piano do Algarve chega também a Loulé e Faro com West Side Story - Concerto para dois pianos e percussão e Fantasia Coral Sinfónica para piano, coro e orquestra de Beethoven, prolongando-se até Abril com uma programação variada que pode ser consultada em 365algarve.pt.

Também no dia 19 de Janeiro, no Palácio de Estoi, no concelho de Faro, decorre mais um cine-concerto Video Lucem com as curtas-metragens Something’s Got To Give de George Cukor, Três Dias sem Deus de Bárbara Virgínia e O Fado de Maurice Mauriaud, com acompanhamento musical ao vivo por Filipe Raposo, Rita Maria e Ricardo Ribeiro.

Na sua terceira edição, o ciclo Jazz nas Adegas continua a esgotar sessões durante as quais o jazz de estilos e repertórios variados é acompanhado de provas dos vinhos produzidos pelas adegas anfitriãs e degustação de tapas de produtos locais.