sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

«Factfulness» um dos livros mais importantes que Bill Gates já leu


Apenas os factos contam a verdadeira história e o mundo que temos é muito melhor do que aquilo que pensamos. Estas são duas ideias chave do livro Factfulness (palavra que se pode traduzir, em português, para factualidade), da autoria do já falecido médico, estatístico e académico Hans Rosling, com a colaboração do seu filho e nora, Ola Rosling e Anna Rosling Rönnlund respetivamente. 

O livro, que chegará às livrarias portuguesas no dia 1 de Fevereiro, foi oferecido por Bill Gates a todos os alunos finalistas de liceu ou faculdade no ano de 2018. Para Gates, este é um dos livros mais importantes que já leu e trata-se de “um guia indispensável para pensar claramente acerca do mundo», veja aqui o vídeo que fez sobre o livro. 


Quando fazemos perguntas simples acerca de tendências globais – qual a percentagem da população mundial que vive na pobreza; qual a razão pela qual a população mundial está a aumentar – obtemos respostas sistematicamente erradas. Tão erradas que um chimpanzé que escolhesse as respostas ao acaso faria melhor do que professores, jornalistas, investigadores e laureados com o Prémio Nobel. Hans Rosling propõe uma nova explicação radical da razão pela qual aquilo acontece. Revela os dez instintos que distorcem a nossa perspetiva até à forma como consumimos os média (onde domina o medo) e como percecionamos o progresso (acreditando que a maior parte das coisas está a piorar). Factfulness é um livro urgente e essencial, que mudará a forma como vemos o mundo e que nos permitirá responder às crises e oportunidades do futuro. 

Sobre Hans Rosling

Hans Rosling foi médico, professor de Saúde Internacional e educador público de nomeada. Foi conselheiro da Organização Mundial de Saúde e da UNICEF e cofundador dos Médécins Sans Frontières e da Gapminder Foundation. As suas conferências TED foram vistas mais de 35 milhões de vezes e fez parte da lista da Times das cem pessoas mais influentes do mundo. Hans morreu em 2017, tendo dedicado os últimos anos de vida à escrita deste livro. 

Sobre Ola Rosling e Anna Rosling Rönnlund

Ola Rosling e Anna Rosling Rönnlund, filho e nora de Hans, são cofundadores da Gapminder e Ola foi seu diretor de 2005 a 2007 e de 2010 até hoje. Depois de a Google ter adquirido a Trendalyzer, a ferramenta de gráficos de bolhas inventada e desenhada por Anna e Ola, este tornou-se diretor da Google’s Public Data Team e Anna a designer da equipa sénior de experiência do utilizador (UX). Ambos receberam prémios internacionais pelo seu trabalho.