quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Estreias de cinema de 31 de Janeiro de 2019


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:


Novos Amigos Improváveis

Na sequência de um acidente que o deixou tetraplégico, Phillip Lacasse (Bryan Cranston), um milionário de meia-idade, resolve contratar alguém que o assista nas rotinas do dia-a-dia. É então que Yvonne (Nicole Kidman), a sua assistente, entrevista Dell Scott (Kevin Hart), um jovem negro recentemente saído da prisão, que precisa urgentemente de emprego. Dell é, segundo todas as aparências, alguém totalmente inadequado à função. Mas Philip, estabelecendo com ele um vínculo imediato, contrata-o. Com o passar dos dias, aqueles dois homens com vidas tão distintas vão encontrar pontos em comum que ninguém imaginaria possíveis, fazendo nascer uma amizade que, apesar de improvável, se torna mais profunda a cada dia.
Realizado por Neil Burger ("O Ilusionista", "Sem Limites", "Divergente"), este é o "remake" americano do filme "Amigos Improváveis" (2011), a comédia dramática assinada pelos franceses Olivier Nakache e Eric Toledano, e interpretada por Omar Sy e François Cluzet, que comoveu plateias em todo o mundo. Com argumento de Jon Hartmere, a história é, tal como na versão francesa, baseada no livro autobiográfico "Le Second Soufflé", escrito por Philippe Pozzo di Borgo.


Correio de Droga

Afundado numa grave crise financeira, Earl Stone, um veterano da Guerra da Coreia que hoje vive da agricultura, aceita atravessar estado do Michigan a mando de um perigoso grupo de narcotraficantes, com o equivalente a três milhões de dólares em cocaína. Apesar do risco, o facto de ter 90 anos, aliado a um registo criminal imaculado, torna-o quase insuspeito aos olhos das autoridades. Mas tudo se complica quando ele se vê na mira de Colin Bates, um detective da DEA, a agência norte-americana antinarcóticos.
Produzido, realizado e protagonizado por Clint Eastwood ("Cartas de Iwo Jima", "Gran Torino", "Invictus", "Sniper Americano", "Milagre no Rio Hudson"), um filme dramático com argumento de Nick Schenk, que tem por base uma história verídica relatada no artigo "The Sinaloa Cartel's 90-Year-Old Drug Mule", da autoria de Sam Dolnick, que foi publicado no "The New York Times". Para além de Eastwood como protagonista, no elenco encontramos Bradley Cooper, Laurence Fishburne, Michael Peña, Dianne Wiest e Andy García.


Destroyer: Ajuste de Contas

Há uns anos, Erin Bell, detective polícia de Los Angeles, aceitou participar como infiltrada numa investigação a um perigoso grupo de assaltantes. Apesar dos seus esforços, a missão foi mal-sucedida e deu origem a uma tragédia pessoal. Profundamente abalada pelo que acontecera, ela viu-se a ceder à depressão e ao alcoolismo. Agora, ao deparar-se com um assassinato que aparenta ter sido cometido pelo mesmo grupo, decide perseguir os criminosos e encontrar as provas que lhe faltavam. Contudo, forçada a encarar os responsáveis pela destruição da sua vida, debate-se com dificuldades em manter a imparcialidade necessária à investigação.
Com Nicole Kidman (nomeada para o Globo de Ouro de Melhor Actriz por este papel), Toby Kebbell, Tatiana Maslany, Scoot McNairy, Bradley Whitford nos papéis principais, e argumento de Phil Hay e Matt Manfredi, o filme é realizado por Karyn Kusama ("Aeon Flux", "O Corpo de Jennifer").