segunda-feira, 25 de maio de 2020

O Cérebro Consciente – Uma Longa História da Vida

O Cérebro Consciente – Uma Longa História da Vida, disponível a partir de 5 de Junho nas livrarias, apresenta uma visão sublime da evolução da vida, das origens moleculares ao que significa ser consciente: o nosso lugar na natureza, sobrevivência e comportamento, vida microbiana, cognição, subjetividade, sobrevivência e consciência são apenas alguns aspetos que o conceituado neurocientista Joseph LeDoux explora neste passeio apaixonante pela evolução da vida.

Como evoluíram os sistemas nervosos nos animais? Como se desenvolveu o cérebro? O que significa ser humano? O Cérebro Consciente – Uma Longa História da Vida responde a estas e outras questões e lança um olhar não convencional sobre ideias fundamentais de que resultam visões novas e reveladoras sobre o funcionamento do cérebro.

«Este livro fala da evolução do comportamento. Não é apenas sobre o comportamento dos seres humanos ou de outros mamíferos, nem sequer de outros animais. É sobre a forma como o comportamento começou assim que surgiram as entidades vivas, os organismos vivos. Estes micróbios unicelulares, antepassados das bactérias com que partilhamos o planeta, tiveram de fazer muitas das mesmas coisas que nós para sobreviver – evitar lesões, obter nutrientes, manter fluidos e temperatura, reproduzir-se.»

Sinopse
O conceituado neurocientista Joseph LeDoux mergulha na história da vida da Terra para nos proporcionar uma nova perspetiva das semelhanças entre nós e os nossos antepassados remotos. Este passeio apaixonante por toda a evolução terrestre lança uma nova luz sobre o modo como os sistemas nervosos evoluíram nos animais, como se desenvolveu o cérebro e o que significa ser humano. Em O Cérebro Consciente, LeDoux defende que a chave para a compreensão do comportamento humano reside em considerar a evolução pelo prisma dos primeiros organismos vivos. Viajando ao longo da linha do tempo da evolução, mostra como até os organismos unicelulares mais primitivos tiveram de resolver problemas semelhantes aos que nós e as nossas células enfrentamos diariamente. Pelo caminho, LeDoux examina o nosso lugar na natureza, de que maneira a evolução dos sistemas nervosos potenciou a capacidade dos organismos para sobreviverem e prosperarem, e como o aparecimento daquilo a que a espécie humana chama «consciência» possibilitou não só os seus atos mais belos mas também os mais horrendos. 

Sobre o autor
Joseph LeDoux nasceu em 1949 na Luisiana (EUA). É professor da cátedra Henry and Lucy Moses de Ciência e de Ciência Neural, Psicologia, Psiquiatria e Psiquiatria Infantil e Juvenil na Universidade de Nova Iorque. Dirige o Emotional Brain Institute desta universidade e o Nathan Kline Institute for Psychiatric Research, é vice-diretor do Max Planck-NYU Center for Language, Music, and Emotion e membro da National Academy of Sciences dos EUA. Autor dos livros Anxious, Synaptic Self e The Emotional Brain, entre outros, é também cantor e compositor na banda de folk-rock The Amygdaloids, e no duo acústico So We Are.