segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Brasil reafirma compromisso com sustentabilidade e retoma logo internacional



As agências brasileiras que gerem o comércio exterior e a promoção do turismo internacional, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), retomam a utilização da marca que o país utilizou como Nation Brand entre 2005 e 2019, a “Marca Brasil”.

Esta mudança é um marco temporal para o início de uma nova estratégia de reposicionamento da imagem do país, que se foca na sustentabilidade ambiental. A retoma da marca foi concretizada numa cerimónia realizada dia 14 de fevereiro, em Brasília.

As curvas e cores que envolvem a Marca Brasil valorizam a diversidade cultural e natural do país. “É um símbolo que marca a reconstrução do Brasil. Ela é um recado para o mundo, de que o país da sustentabilidade, da diversidade e do respeito está de volta", esclarece o Presidente da Embratur, Marcelo Freixo. "O Turismo é uma das atividades económicas mais importantes do mundo e talvez a que mais garante a preservação. Ninguém quer visitar um país que destrói e queima as suas florestas. As pessoas querem visitar um Brasil que preserva e tem responsabilidade climática. Queremos que o nosso respeito à fauna, à flora, às florestas, à vida e à democracia sejam admirados pelo mundo e esse mundo nos possa visitar", acrescenta.

O manual do símbolo do turismo brasileiro explica que “nada representa tão bem o Brasil como a curva. A sinuosidade das montanhas, a oscilação do mar, o desenho das nuvens, das praias. A alegria do nosso povo é carregada de subjetividade, e a subjetividade é curva, assim como a objetividade é reta. A curva envolve e aconchega, é rectiva. Quem vem ao Brasil sente-se imediatamente em casa. O Brasil também é um país luminoso, brilhante e colorido”.

A Marca Brasil regressa como uma Nation Brand que representa o país no comércio de produtos, serviços e turismo. Voltará a ser utilizada em produtos industrializados brasileiros para exportação, em parceria com a APEX Brasil. No turismo, a marca voltará a ser usada em publicações de turismo e por todo o trade turístico: companhias aéreas, operadoras e agências de viagem, hotéis e pousadas, além dos mais diversos eventos no Brasil e no mundo.

A nova direção da Embratur estrutura a Gerência de Sustentabilidade e Ações Climáticas e centraliza-se neste âmbito, desenvolvendo formulando políticas e negociando parcerias internacionais favoráveis à  neutralização da emissão de carbono nos destinos turísticos do Brasil. O corpo técnico também atuará para induzir estes destinos a adotar incorporar políticas de sustentabilidade.

“O Brasil que a Embratur vai promover é o Brasil que estamos a construir. É o Brasil que combate a pobreza, que combate o racismo, é sustentável e vai ajudar o mundo a enfrentar a crise climática. E o mundo vai entender isso, e vai querer fazer parte disso. O recado é: ajude-nos a ser o Brasil que o mundo deseja”, afirmou o Presidente da Embratur. “Para nós, o Turismo é parte da solução, é comida no prato, é desenvolvimento, é receita. Portanto, o setor é parte central da estratégia de desenvolvimento económico e social do governo federal”, completou.