quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

As "Punições" de Frank Kafka finalmente reunidas num único volume



Eis o volume que reúne em nova tradução três clássicos da Literatura universal - A Sentença, A Metamorfose e Na Colónia Penal -, publicados em conjunto sob o título Punições, seguindo a ideia original de Franz Kafka.

Um pai que condena o filho à morte; um caixeiro-viajante que acorda transformado num bicho monstruoso; um explorador que testemunha os horrores de uma elaborada máquina de tortura na execução de sentenças.

Já nas livrarias.

Sinopse

Estes três textos célebres — A Sentença, A Metamorfose e Na Colónia Penal — poderão ser familiares até para quem nunca os leu, ou não fosse Franz Kafka um autor que, ao revolucionar a literatura do século XX, se tornou universal. São textos escritos, respetivamente, em 1913, 1915 e 1919, que testemunham um autor no auge da sua força expressiva e literária e que levam até às últimas consequências o desespero do homem moderno e a sua solitária condenação a uma existência absurda.

Segundo a vontade do próprio Kafka, deveriam ter sido coligidos num único volume com o título Strafen (Punições), pelas afinidades temáticas que apresentam e pelas novas leituras que esse diálogo a três pode suscitar. Um projeto que o autor, no entanto, nunca chegou a concretizar.

Sobre o Autor 

Franz Kafka nasceu em Praga, capital do antigo império Austro-Húngaro, em 1883. Formado em Direito, empregou-se numa companhia de seguros, trabalho que afirmava detestar, mas que lhe permitia subsistir e dedicar-se à escrita. Em vida, viu apenas sete livros seus publicados, entre os quais A Metamorfose, em 1915.  Em 1917 é-lhe diagnosticada a doença que viria a vitimá-lo em 1924: tuberculose. Kafka legou os direitos autorais da sua obra ao amigo Max Brod, com instruções explícitas para que todos os seus escritos fossem queimados após a sua morte. Max Brod ignorou esta ordem e, entre 1925 e 1935, dá ao prelo a obra completa de Franz Kafka, onde se incluem alguns dos romances e contos mais influentes de toda a literatura do século XX.