sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Louisville - Projecto solidário de edição limitada



Louisville é um projecto artístico solidário que surge por iniciativa do jornalista Pedro Sousa Pereira, após uma estadia de um mês nos Estados Unidos, aquando da cobertura das eleições presidenciais de 2020 que opuseram Donald Trump a Joe Biden.

Editado em Vinil, com caderno de 48 páginas (fotos de Mário Cruz e ilustrações de Pedro Sousa Pereira) em edição limitada e numerada.

Com base nos depoimentos e no material recolhido ao longo dessa intensa experiência jornalística, Pedro Sousa Pereira convidou diversos músicos portugueses para criarem temas originais e o fotógrafo Mário Cruz, que o acompanhara nessa passagem pelos EUA, para reinventar, artisticamente, algumas das imagens captadas.

O trabalho intitula-se Louisville – cidade onde em março de 2020 foi morta a tiro pela polícia a afro-americana de 26 anos, Breonna Taylor – porque uma parte do conteúdo do álbum se concentra no relato, nas circunstâncias de vida e no exemplo de uma equipa de boxe desta cidade do Estado do Kentucky.

Louisville é um projecto solidário, dado que as vendas revertem na totalidade para o organismo Jail Guitar Doors, sediado em Los Angeles, e dirigido pelo músico Wayne Kramer, dos míticos MC5, que usa a música como instrumento de reabilitação e reintegração de reclusos nos Estados Unidos.
Arte é prevenção contra o crime, a edição limitada deste álbum trata a realidade política, social e económica Norte Americana, através de ilustrações, fotografia e música. Um projeto solidário.

Os músicos participantes em Louisville foram, Óscar Pinho; Guilherme Lucas; Rui Sousa; João Miguel; Luís Vaz Patto, Francisco Cerqueira, e as bandas LÖDO (Luís Vaz Patto, Hélder Pachorro e Luís Antero) e Thee Magnets (Carlos Moura, João Calheiros e Maurício Mau Mau).

A produção ficou a cargo de Amândio Barbosa sendo que o álbum integra a Coleção Grémio da Editora Tradisom. Esta é uma edição numerada e limitada.