quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Chegou o momento de entrar na história da criatividade em Portugal



No ano em que o Cannes Lions celebra 70 anos, a organização nacional do Young Lions desafia jovens profissionais ficar na história do certame. 

“Entra para a história”. É este o mote que inspirou a campanha da edição de 2023 dos Young Lions Portugal. No ano em que o Cannes Lions celebra 70 anos, a organização nacional do Young Lions desafia jovens profissionais a mostrarem a sua garra e vontade de fazer e ficar na história do certame mais prestigiado da criatividade em comunicação e marketing. Todos os interessados em apresentar uma candidatura, deverão submeter o seu currículo/portefólio até ao dia 20 de março.

Com um visual renascentista, mas com símbolos do presente e do futuro, o conceito desta edição revisita ícones históricos numa alusão a personagens do nosso imaginário coletivo que fizeram história, ao mesmo tempo que nos transporta para a atualidade numa fusão irreverente de cenários contrastantes entre a roupa e adereços dos personagens, aqui interpretados por Patrícia Cordeiro e Cláudio Soares, antigos Young Lions que já inscreveram, eles mesmos, o seu nome na história ao terem ganho a Medalha de Prata na competição internacional do Young Lions, em Cannes.

À semelhança das edições anteriores, o conceito e a identidade visual foram desenvolvidos pela FullSix, bem como a respetiva amplificação no digital, tendo a produtora Show Off assinado a realização do filme. Já a Central de informação é a agência responsável pela comunicação institucional da iniciativa e a Mediabrands a agência de media parceira para a promoção publicitária da campanha junto dos meios. Refira-se, ainda, que a MOP é a entidade associada à organização da competição Young Lions, no âmbito da representação do Lions Festivals.

"O mote da campanha deste ano vai muito para além do apelo à participação, é um apelo aos jovens talentos nacionais para fazerem história, ao poderem inscrever os seus trabalhos na memória coletiva de todos nós. A candidatura ao Young Lions neste ano especialmente importante para o festival que comemora 7 décadas de vida, pode ser o primeiro passo para ganhar o reconhecimento e visibilidade, tanto nacional como internacional. É a oportunidade de entrar para a história!" refere Ana Paula Costa, representante do Lions Festivals.

Acrescente-se, que, para a primeira fase das candidaturas – que decorre até 20 de março – podem inscrever-se profissionais até aos 30 anos, através do envio do portefólio e/ou CV, nas áreas de publicidade, media, design, relações-públicas e marketing. Posteriormente, as candidaturas serão avaliadas e votadas por um coletivo de jurados indicados pelas associações do setor (APAN, APAP, APAME, APCE, APECOM e Clube da Criatividade), que irá selecionar 70 jovens profissionais para passar à fase seguinte. Os 70 finalistas que irão passar à 2ª fase – bootcamp – onde, durante 48 horas, as 35 duplas de profissionais responderão a um briefing, apresentado por marcas nacionais, decidindo-se, nesta fase, quais os 14 vencedores que viajarão até ao Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, em representação de Portugal, que terá lugar de 19 a 23 de junho, em Cannes. 

Toda a informação de como participar disponível em: https://younglionsportugal.mop.pt/