sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Um mundo de fantasia como só Stephen King pode criar



A Bertrand Editora prepara-se para voltar a trazer aos leitores de Stephen King um livro especial no catálogo do autor: Os Olhos do Dragão. Stephen King, um dos grandes mestres da moderna narrativa americana, oferece-nos neste romance uma incrível história de fantasia, com magia e muita intriga à mistura, num livro dirigido aos leitores de todas as idades. E tal como nos surpreendemos com Billy Summers e os monstros que, afinal, são feitos da mesma carne que nós, surpreendamo-nos agora com esta revisitação do mito fantástico.

Nas palavras do autor: «Se bem que tivesse escrito 13 romances no momento em que a minha filha completava um número igual de anos, ela ainda não tinha lido nenhum deles. Fez questão de deixar bastante claro que me amava, contudo não estava minimamente interessada nos meus vampiros, espíritos malignos e criaturas rastejantes e disformes. Numa noite, na nossa casa no Maine, sentei-me decidido a começar esta história, naquela altura com o título Os Guardanapos de Pano. Terminei o romance, por fim, e Naomi pegou num exemplar do manuscrito com uma falta de entusiasmo mais do que evidente. Mas à medida que a história a agarrava cada vez mais, aquela expressão foi mudando gradualmente para uma outra… Uma expressão de interesse encantado e profunda atenção. E foi tão bom quando veio ter comigo mais tarde, a minha filha que me vinha dar um abraço e dizer que o único aspeto negativo do livro era que ela não queria que ele chegasse ao fim.»

Sinopse 

Há muito tempo, no reino de Delain, havia um rei com dois filhos. Mas o rei morreu, assassinado com um misterioso veneno… 

A passagem secreta no castelo percorre-se na penumbra, pressentida por alguns, mas conhecida apenas de um. Ele conhece-a bem, há séculos que por ela caminha, sob muitos disfarces, e agora finalmente a passagem cumpre o seu verdadeiro propósito. 

A terra de Delain chora o seu rei enquanto são recolhidas provas do crime. E Flagg, o feiticeiro da corte – um crápula interesseiro, mas poderoso –, conspira… Não tarda a que Peter, o filho mais velho do rei, seja aprisionado no topo da torre do castelo, declarado culpado da morte do pai. Será Thomas, seu irmão e usurpador, quem herdará a coroa. Apenas Peter conhece a verdade da sua inocência e a maldade que Flagg oculta dentro de si. Apenas Peter pode salvar Delain do horror que o feiticeiro pretende espalhar. Peter tem um plano, mas o perigo espreita por todos os lados. Se falhar, não terá uma segunda oportunidade… 

Com a mestria a que sempre habitou os seus leitores, Stephen King dedica-se neste romance a um mundo mítico de aventura, intriga e terror, um mundo de reis e rainhas, de príncipes, como na imaginação de todos nós, onde a luta pelo poder absoluto transformará indelevelmente os destinos destes dois irmãos.

Sobre o Autor

Stephen King nasceu em Portland, no Maine, em 1947. Após o divórcio dos pais ainda criança, foi criado pela mãe, Nelly Ruth Pillsbury King. Licenciou-se em Inglês na Universidade do Maine, em 1970, com uma especialização em Ensino. Conheceu a mulher, Tabitha Spruce, nos corredores da biblioteca da universidade, onde ambos trabalhavam enquanto estudantes. Casariam em 1971. 

Publica o seu primeiro romance, Carrie, em 1974, cujo contrato de edição lhe permitiu abandonar o ensino e dedicar-se em exclusivo à escrita. Depois? Depois é história. ‘Salem’s Lot – A Hora do Vampiro, The Shining, The Stand – A Dança da Morte, Samitério de Animais, It – A Coisa, O Intruso, Se Tem Sangue ou Billy Summers, entre outros, todos publicados pela Bertrand Editora, que fazem de King um dos grandes mestres da moderna narrativa americana, um autor que concilia inquietação, entretenimento e qualidade literária como nenhum outro. Das muitas Copyright: François Sechet/Leemage/Corbis via Getty Images distinções atribuídas ao autor ao longo da carreira destacamos a National Book Foundation Medal for Distinguished Contribution to American Letters, que recebeu em 2003, a National Medal of Arts, em 2014, e o PEN America Literary Service Award, em 2018.