quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

As Minorias na Índia Portuguesa



As minorias na antiga Índia portuguesa estão em destaque no Museu do Oriente com um seminário internacional que decorre nos dias 13 e 14 de Fevereiro. O programa propõe a reflexão sobre diversas questões em torno destas comunidades, de que são exemplo a definição unívoca, ou não, de minoria e a explicação histórica e antropológica do seu conceito.

Entre comunicações e debates, no dia 13 de Fevereiro, a audiência é convidada a conhecer e a debater a presença destas minorias, desde o século XV até à actualidade, na Índia portuguesa, assim como a sua circulação, tanto pelo então império português, como por Portugal.

Marginalidade e escravatura estarão também em análise no primeiro dia do seminário, conduzindo à discussão para a possível explicação de presença por aceitação e tolerância ou ausência por questões territoriais ou por expulsão destas minorias em algumas regiões.

No dia 14 de Fevereiro, os temas dominantes serão a definição de minoria e o seu caracter religioso, assim como a literatura normativa a que deu origem e a sua evolução ao longo do tempo.

Tendo como línguas de trabalho português e inglês, o programa conta com participações internacionais de que são exemplo, Rila Mukherjee, University of Hyderabad Ernestine Carreira, da Índia, Ernestine Carreira da Université d`Aix-Marseille, de França e Patrícia Souza de Faria, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do Brasil. O seminário conta também com diversos investigadores de universidades portuguesas, como a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o ISCTE ou o Instituto de Ciências Sociais, da Universidade do Minho.

O termo “minorias” foi criado e utilizado por comodidade para designar um específico grupo social no antigo império português na Ásia. Nos séculos XV e XVI, as questões de uniformidade política, social, cultural e religiosa marcaram profundamente as comunidades e as suas histórias. Este seminário, patrocinado pela Fundação Oriente e pela Cátedra Eduardo Lourenço da Universidade de Aix-Marselha, propõe trazer o debate sobre estas comunidades a palco para serem conhecidas e analisadas.

As Minorias na Índia Portuguesa
13 Fevereiro
Horário: 10.00 às 18.45

14 Fevereiro
Horário: 10.30 às 12.45
Público alvo: M/16 [idade indicativa]
Línguas de trabalho: português e inglês
Gratuito, mediante inscrição em: cursos.conferencias@foriente.pt
Organização: João Teles e Cunha, José Alberto Tavim, Inês Lourenço, Ernestine Carreira